Buscar

A “pílula do dia seguinte” é um recurso importante para mulheres que necessitam de uma contracepção de emergência; contudo, seu uso tem sido questi...

A “pílula do dia seguinte” é um recurso importante para mulheres que necessitam de uma contracepção de emergência; contudo, seu uso tem sido questionado. No início de 2005, as Câmaras Municipais de São José dos Campos e Jacareí (interior de São Paulo) aprovaram leis impedindo a distribuição dessa pílula às suas munícipes. A proibição ao uso da pílula foi baseada em argumentos morais e religiosos dos vereadores, que entenderam que esse método poderia ser abortivo. O Ministério da Saúde entrou com ação cível pública na Justiça Federal para permitir o acesso das mulheres ao medicamento.
a) A “pílula do dia seguinte” pode ser usada como recurso para impedir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis entre os parceiros? Justifique.
b) Qual a ação da “pílula do dia seguinte” no organismo que leva a uma contracepção de emergência? Por que é considerada um método abortivo no entendimento de alguns?


Essa pergunta também está no material:

Fisiologia humana 2013 Reproducao 2013 metodos anticoncepcionais
42 pág.

Biologia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A "pílula do dia seguinte" não é eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ela é indicada apenas como um método contraceptivo de emergência para evitar uma gravidez indesejada após uma relação sexual desprotegida. b) A ação da "pílula do dia seguinte" no organismo consiste em impedir ou atrasar a ovulação, dificultando a fertilização do óvulo pelo espermatozoide. Além disso, ela também pode alterar o revestimento do útero, dificultando a implantação do óvulo fertilizado. Essa última ação é o motivo pelo qual algumas pessoas consideram a pílula do dia seguinte como um método abortivo, pois acreditam que a fertilização já tenha ocorrido quando a pílula é utilizada. No entanto, é importante ressaltar que a pílula do dia seguinte não é eficaz após a implantação do óvulo fertilizado no útero.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais