Logo Passei Direto
Buscar

História

Colégio Objetivo
A partir da década de 1980, teve início uma grande onda de transição dos regimes autoritários para regimes de tipo democrático-liberal em toda América Latina, com exceção de um país. Qual era?


a. Cuba
b. México
c. Brasil
d. Bolívia
e. Guatemala
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A transição de regimes autoritários para democráticos na América Latina a partir da década de 1980 foi um fenômeno marcante, mas Cuba se destacou por não ter seguido esse caminho, mantendo seu regime comunista sob a liderança de Fidel Castro. Vamos analisar as opções: a) Cuba - Este país permaneceu sob um regime autoritário comunista e não passou por uma transição para a democracia liberal. b) México - O México passou por reformas e transições, embora tenha enfrentado desafios, não se manteve em um regime autoritário. c) Brasil - O Brasil passou por uma transição para a democracia em 1985, após o regime militar. d) Bolívia - A Bolívia também passou por processos de democratização durante esse período. e) Guatemala - Embora tenha enfrentado conflitos e instabilidade, também passou por processos de democratização. Portanto, a resposta correta é: a) Cuba.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa "a. Cuba". Durante a década de 1980, vários países da América Latina passaram por um processo de transição de regimes autoritários para regimes democráticos, mas Cuba permaneceu como uma exceção, mantendo um regime autoritário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o conteúdo estudado, assinale a seguir a assertiva correta.


a. Nos países islâmicos, a sociedade se sobrepõe como componente dominante. Já nos Estados Unidos, por exemplo, devido às especificidades de sua formação histórica como nação, a Presidência da República é a estrutura que se sobrepõe ao conjunto do sistema.
b. Todas as nações-Estado, tais como as civilizações agrícola, industrial e pós-industrial da teoria de Toffler podem ser vistas como sistemas cujos subsistemas socioeconômico, político e cultural combinam-se de forma específica e distinta, como se tivessem uma personalidade, um código genético, à imagem e semelhança dos seres humanos.
c. Em geral, rupturas estruturais acontecem raramente com os indivíduos, em função de experiências traumáticas muito profundas, como aquelas que levam uma pessoa a rever toda a sua vida e a mudar totalmente sua forma de ser. Na vida das nações, os traumas de natureza psicossocial apresentam características próprias e são mais frequentes do que as crises de natureza psicológica dos indivíduos. Rupturas sistêmicas na história das nações, portanto, são frequentes.
d. As nações-Estado, tais como as civilizações agrícola, industrial e pós-industrial da teoria de Toffler são fenômenos de natureza político-social e não podem ser vistas como sistemas cujos subsistemas socioeconômico, político e cultural combinam-se de forma específica e distinta, como se tivessem uma personalidade, um código genético, à imagem e semelhança dos seres humanos, pois que estes são conceitos na psicanálise ou da genética.
e. A História comprova que, em todas as nações-Estado, os subsistemas se equivalem, tornando a matriz sistêmica das sociedades o resultado da soma da combinação dos seus subsistemas, e imprimindo características originais a cada país. A estrutura dominante, decorrente dessa combinação, tende a contagiar o conjunto do sistema, impondo sua influência sobre todas as dimensões da vida social da nação.

Quais são os nomes dos pontos do circuito da cultura que representam momentos do processo de circulação dos valores simbólicos?


a. Produção, consumo, regulação, representação e identidade.
b. Produção, regulação, representação e designação.
c. Consumo, regulamentação, representação e identidade.
d. Regulação, representação, simbologia, estudo e identidade.
e. Compra, venda, troca, devolução e conserto.

Qual o fato que fez com que surgisse a primeira etapa de desenvolvimento do capitalismo?


a. Revolução Industrial
b. Revolução Russa
c. Revolução Europeia
d. Revolução Francesa
e. Revolução Comercial

No novo capitalismo, qual é a matéria-prima básica das mercadorias simbólicas?


a. O aço
b. A tecnologia
c. A informação
d. A produção
e. O dinheiro

Considerando os enunciados, qual das alternativas a seguir apresentadas é correta? submetendo o processo de mudança aos avanços e recuos típicos do jogo tortuoso dos conflitos políticos disputados dentro das instituições do Estado.


a. Apenas o primeiro enunciado é totalmente correto.
b. Apenas os enunciados I e III são totalmente corretos.
c. Apenas os enunciados II e III são totalmente corretos.
d. Apenas o terceiro enunciado é totalmente correto.
e. Todos os enunciados são totalmente corretos.

Qual filósofo grego entendia que a família tradicional e a aldeia eram formas rudimentares de organização social?


a. Karl Marx
b. Platão
c. Pitágoras
d. Sócrates
e. Aristóteles

Mais conteúdos dessa disciplina