Logo Passei Direto
Buscar

Direito Criminal

Colégio Objetivo
Existe _________ quando o agente prevê o resultado, mas espera, sinceramente, que não ocorrerá; configura-se ________ quando a vontade do agente não está dirigida para a obtenção do resultado, pois ele quer algo diverso, mas, prevendo que o evento possa ocorrer, assume assim mesmo a possibilidade de sua produção.¿
Assinale a alternativa que correta e respectivamente completa as lacunas.


A culpa consciente ... dolo eventual
B culpa inconsciente ... dolo eventual
C dolo indireto ... dolo alternativo
D culpa inconsciente ... culpa consciente
E dolo eventual ... culpa consciente
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é: A) culpa consciente ... dolo eventual

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia ) O sistema penal é composto por órgãos de naturezas jurídicas distintas com funções, dentre outras, de caráter investigativo, repressivo, jurisdicional e prisional. É sabido que os números de letalidade no exercício de tais funções, tanto de civis quanto de agentes do sistema penal têm aumentado nos últimos anos. Por conta dessa informação, será preciso promover uma política pública em âmbito penal que reverbere na diminuição de tal letalidade. (BATISTA, Nilo. Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro. 11. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2007) Identifique a alternativa que contenha os princípios que fundamentam o Direito Penal, e que mostrem que sua observância se torna importante para o embasamento da referida política pública.


A Mínima letalidade/ letalidade controlada/ tutela civil e tutela penal/ livre iniciativa.
B Mínimo proporcional/ reserva do possível/ humanidade/ lesividade.
C Legalidade / proporcionalidade / penalidade / legítima defesa.
D Intervenção mínima/ legalidade / lesividade / adequação social.
E Devido processo legal/ contraditório e ampla defesa/ proximidade de jurisdição / proporcionalidade.

O Direito Penal não deve ser o primeiro instrumento de solução dos conflitos sociais, devendo ser utilizado em último caso quando os demais ramos do direito se mostrarem insuficientes. Estamos falando do seguinte princípio:


A Insignificância.
B Fragmentariedade.
C Intervenção mínima.
D Individualização da pena.
E Anterioridade.

(CESPE - 2013 - TJ-PI - TITULAR DE SERVIÇOS DE NOTAS) Túlio sequestrou Caio com o intuito de obter vantagem pecuniária por meio da exigência de resgate. Durante o período em que a vítima permaneceu presa no cativeiro, entrou em vigor uma nova lei penal que agravou a pena referente ao crime de extorsão mediante sequestro. Alguns meses depois, a vítima foi solta em virtude do pagamento do resgate.
Com base nessa situação hipotética e na jurisprudência firmada pelos Tribunais Superiores, assinale a opção correta.


A Se Túlio for condenado por extorsão mediante sequestro, deve ser aplicada a nova lei penal mais gravosa.

Os princípios constituem o alicerce, inspiram a criação e a manutenção de um sistema jurídico. O Direito Penal se assenta em princípios próprios do Estado de Direito democrático. Examine e assinale a opção correta quanto aos princípios fundamentais do Direito Penal:


A O princípio da humanidade decorre da dignidade da pessoa humana e contempla a constitucionalidade da criação de tipos penais ou a cominação de penas que violam a incolumidade física ou moral de alguém.
B O postulado da intranscendência permite que sanções e restrições de ordem jurídica superem a dimensão estritamente pessoal do infrator.
C O princípio da reserva legal estabelece que o Direito Penal só deve atuar na defesa dos bens jurídicos imprescindíveis à coexistência pacífica dos homens e que não podem ser eficazmente protegidos de forma menos gravosa.
D O princípio da proporcionalidade, em sentido estrito, exige um liame axiológico e, portanto, graduável, entre o fato praticado e a cominação legal/consequência jurídica, deixando evidente a proibição de qualquer excesso, devendo existir sempre uma medida de justo equilíbrio 'abstrata (legislador) e concreta (juiz)' entre a gravidade do fato ilícito praticado e a pena cominada ou imposta.
E O princípio da insignificância ou da criminalidade de bagatela surgiu no Direito Tributário, derivado do brocardo de minimus non curat praetor, de modo que o reduzido valor patrimonial do objeto material autoriza, por si só, o reconhecimento da criminalidade de bagatela, dispensando os requisitos subjetivos.

Sobre o princípio do devido processo legal, assinale a afirmação correta.


A Preservação do ser humano, desde o nascimento até a sua morte, garantindo-lhe o mínimo existencial.
B Assegurar a fiel aplicação do devido processo legal, para a consideração da inocência ou da culpa.
C O direito penal só deve tutelar bens jurídicos de grande relevância social.
D O direito penal não deve ser usado a todo momento. Deverá ser utilizado apenas quando os demais ramos de direito não puderem tutelar o bem jurídico que se busca proteger.
E O bem jurídico ofendido deve ser de outrem.

Mais conteúdos dessa disciplina