Buscar

Caso Concreto 1 Adoaldo compromete-se a entregar a Ivan, em razão de um contrato de compra e venda, o livro Curso de Direito Civil, v. II, de Carlo...

Caso Concreto 1
Adoaldo compromete-se a entregar a Ivan, em razão de um contrato de compra e venda, o livro Curso de Direito Civil, v. II, de Carlos Roberto Gonçalves, Editora Saraiva, até o dia 02 de outubro de 2012. Ivan pagou pelo livro o equivalente a R$ 80,00 (oitenta reais). Com relação ao livro identifique:


a) Accipiens e Solvens; Objeto Imediato e Objeto Mediato.
b) Suponha que Adoaldo, descuidado, perdeu o livro e não poderá entregá-lo no dia combinado e, por isso, Ivan não poderá estudar para a prova que se realizará no dia 06 de outubro. O que acontece com essa obrigação? Justifique sua resposta.

Essa pergunta também está no material:

CASO CONCRETO CIVIL 03
2 pág.

Direito Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No caso concreto apresentado, podemos identificar os seguintes elementos: a) Accipiens e Solvens: - Accipiens é Ivan, a pessoa que receberá o livro. - Solvens é Adoaldo, a pessoa que se comprometeu a entregar o livro. Objeto Imediato e Objeto Mediato: - Objeto Imediato é o livro "Curso de Direito Civil, v. II, de Carlos Roberto Gonçalves, Editora Saraiva". - Objeto Mediato é a obrigação de Adoaldo entregar o livro a Ivan até o dia 02 de outubro de 2012. b) No caso de Adoaldo ter perdido o livro e não poder entregá-lo no dia combinado, ele estará em mora, ou seja, em atraso no cumprimento da obrigação. Nesse caso, Ivan terá direito a exigir o cumprimento da obrigação ou a rescindir o contrato, além de poder buscar eventuais indenizações pelos prejuízos sofridos, como a impossibilidade de estudar para a prova que ocorrerá no dia 06 de outubro. A justificativa para essa resposta está no descumprimento da obrigação por parte de Adoaldo, que gera consequências jurídicas para ele.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais