Buscar

Sobre os microtúbulos, avalie as afirmativas. I. Os microtúbulos são polímeros de um heterodímero formado por duas proteínas globulares, intimamen...

Sobre os microtúbulos, avalie as afirmativas.

I. Os microtúbulos são polímeros de um heterodímero formado por duas proteínas globulares, intimamente relacionadas, chamadas de a-tubulina e -tubulina, associadas por ligações covalentes.
II. As proteínas tubulinas são encontradas no heterodímero, e cada monômero tem um sítio de ligação para uma molécula de GTP. Na B-tubulina, o GTP encontra-se fisicamente ligado e nunca é hidrolisado. Na a-tubulina, o nucleotídeo pode estar sob as formas de GTP ou GDP.
III. Ao longo do eixo longitudinal do microtúbulo, o "topo" de uma molécula de 3-tubulina forma uma interface com a "base" de uma molécula de a-tubulina. Perpendicularmente a essas interações, são formados contatos laterais entre protofilamentos vizinhos que geram resistência ao filamento.
IV. As subunidades de tubulina com GTP ligado ao monômero produzem protofilamentos retos que interagem entre si por contatos laterais fortes e regulares. Nessas subunidades, a hidrólise do GTP está associada a uma discreta alteração conformacional na proteína, o que provoca flexão do protofilamento.
V. Os microtúbulos são geralmente nucleados a par

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Avaliando as afirmativas sobre os microtúbulos: I. Os microtúbulos são polímeros de um heterodímero formado por duas proteínas globulares, intimamente relacionadas, chamadas de a-tubulina e -tubulina, associadas por ligações covalentes. Essa afirmativa está incorreta. Os microtúbulos são formados por um heterodímero de duas proteínas globulares, a-tubulina e b-tubulina, não associadas por ligações covalentes. II. As proteínas tubulinas são encontradas no heterodímero, e cada monômero tem um sítio de ligação para uma molécula de GTP. Na B-tubulina, o GTP encontra-se fisicamente ligado e nunca é hidrolisado. Na a-tubulina, o nucleotídeo pode estar sob as formas de GTP ou GDP. Essa afirmativa está correta. Cada monômero de tubulina possui um sítio de ligação para uma molécula de GTP. Na b-tubulina, o GTP está fisicamente ligado e não é hidrolisado. Na a-tubulina, o nucleotídeo pode estar na forma de GTP ou GDP. III. Ao longo do eixo longitudinal do microtúbulo, o "topo" de uma molécula de b-tubulina forma uma interface com a "base" de uma molécula de a-tubulina. Perpendicularmente a essas interações, são formados contatos laterais entre protofilamentos vizinhos que geram resistência ao filamento. Essa afirmativa está correta. O topo da b-tubulina forma uma interface com a base da a-tubulina, e os contatos laterais entre protofilamentos vizinhos geram resistência ao filamento. IV. As subunidades de tubulina com GTP ligado ao monômero produzem protofilamentos retos que interagem entre si por contatos laterais fortes e regulares. Nessas subunidades, a hidrólise do GTP está associada a uma discreta alteração conformacional na proteína, o que provoca flexão do protofilamento. Essa afirmativa está correta. As subunidades de tubulina com GTP ligado produzem protofilamentos retos que interagem por contatos laterais fortes e regulares. A hidrólise do GTP está associada a uma alteração conformacional discreta na proteína, o que provoca flexão do protofilamento. V. Os microtúbulos são geralmente nucleados a par. Essa afirmativa está correta. Os microtúbulos são geralmente nucleados a partir de um par de centríolos. Portanto, as afirmativas corretas são II, III, IV e V.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando