Logo Passei Direto
Buscar
A matéria orgânica é de suma importância para os solos agrícolas, pelo fato de ela contribuir significativamente para a melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Em solos com baixos teores de argila, ou mesmo em solos argilosos, que apresentam baixa capacidade de troca de cátions, a matéria orgânica do solo apresenta grande importância, pois: Escolha uma opção:


a. favorece a adsorção de ânions, devido à geração de cargas negativas.
b. aumenta a densidade de cargas negativas do solo.
c. reduz a capacidade de troca de cátions, contribuindo para a redução da adsorção específica de fósforo.
d. aumenta a capacidade de troca de cátions, devido à geração de cargas positivas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a importância da matéria orgânica no solo: a) favorece a adsorção de ânions, devido à geração de cargas negativas. - A matéria orgânica realmente gera cargas negativas, mas sua principal função é a troca de cátions, não ânions. b) aumenta a densidade de cargas negativas do solo. - A matéria orgânica contribui para a carga negativa, mas a questão é sobre a capacidade de troca de cátions. c) reduz a capacidade de troca de cátions, contribuindo para a redução da adsorção específica de fósforo. - Isso está incorreto, pois a matéria orgânica aumenta a capacidade de troca de cátions. d) aumenta a capacidade de troca de cátions, devido à geração de cargas positivas. - A matéria orgânica aumenta a capacidade de troca de cátions, mas não gera cargas positivas; ela gera cargas negativas. A alternativa correta, que reflete a importância da matéria orgânica em solos com baixos teores de argila e sua contribuição para a capacidade de troca de cátions, é a) favorece a adsorção de ânions, devido à geração de cargas negativas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A opção correta é a letra d. A matéria orgânica do solo aumenta a capacidade de troca de cátions, devido à geração de cargas positivas. Isso contribui para a melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A fertilidade do solo, na agricultura moderna, é parte de um sistema dinâmico e, por isso, é essencial compreender os seus princípios para a produção eficiente das culturas e a proteção ambiental. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.


a. Para fins práticos, considera‐se a faixa de pH entre 6,0 e 6,5 como adequada para a maioria das plantas cultivadas no Brasil.
b. Nitrato de amônio é um exemplo de fertilizante potássico.
c. Entre os vários efeitos da calagem em solos ácidos, destaca‐se a diminuição da disponibilidade da maioria dos nutrientes essenciais para as plantas.
d. Micronutrientes são nutrientes essenciais para as plantas, necessários em maiores proporções.

A adubação e correção do solo é extremamente importante para disponibilizar concentrações adequadas dos elementos para as plantas. O magnésio é um elemento essencial e se caracteriza por ter a função de:


a. fazer parte de aminoácidos importantes para a planta.
b. constituir a parede e a membrana celular.
c. fazer o ajuste osmótico da célula.
d. ser o átomo central da molécula de clorofila.

A fertilidade de um solo é relacionada com a capacidade deste fornecer os nutrientes essenciais para as culturas completarem seu ciclo de produção. Em geral, os solos brasileiros em grande parte são antigos, pobres em nutrientes e ácidos. A partir desses pressupostos, assinale a alternativa incorreta.


a. A correção da acidez do solo é essencial na maioria dos cultivos vegetais. Este manejo técnico potencializa o efeito dos fertilizantes e a disponibilidade destes para os vegetais.
b. Os processos gerais de formação dos solos consistem de adição, remoção ou perda, transformação e translocação.
c. O calcário é o corretivo do solo mais comumente utilizado para manter a acidez do meio em faixas consideradas ótimas para determinadas culturas. Entretanto, em momentos de crise na agricultura, é aconselhável diminuir a utilização deste corretivo, devido a seus elevados preços no mercado.
d. A lei do mínimo de Liebig diz que as produções das culturas são limitadas pelo elemento disponível que se encontra em teor mínimo em relação às necessidades das plantas.

Sobre estes efeitos, é correto afirmar que:


a. a fixação simbiótica de N pelas leguminosas é grandemente aumentada em solos ácidos, ou seja, bactéria simbiótica como a presente na soja, são mais eficientes em pH que varia entre 3 e 4,5.
b. concentrações de elementos, tais como o Al e o Mn, podem atingir níveis tóxicos, porque sua solubilidade aumenta nos solos ácidos.
c. os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica e pela liberação de nitrogênio, fósforo e cálcio estão em grande número e com muita atividade deixando o solo cada vez mais ácido.
d. o Ca está em níveis tóxicos quando a CTC do solo é baixa. O mesmo pode acontecer como o Mg, deixando o solo cada vez mais ácido.

Para uma tonelada de cada um destes produtos, tem-se, respectivamente:


a. 990 kg de nitrogênio; 100 kg de nitrogênio; 880 kg de P2O5.
b. 330 kg de NH4 +; 100 kg de NH4 +; 440 Kg de H3PO4.
c. 990 kg de NH4 +; 200 kg de NH4 +; 880 kg de H3PO4.
d. 330 kg de nitrogênio; 100 kg de nitrogênio; 440 Kg de P2O5.

A absorção de nutrientes pelas folhas pode ser aumentada ou reduzida por fatores externos (ambiente) ou internos (inerentes a planta). Marque a alternativa que indica os fatores externos:


a. I e II são corretas
b. II e III são corretas
c. I e IV são corretas
d. Todas as alternativas estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina