Buscar

Explique os tipos de potencial de ação do músculo liso (em ponta e em platô) e o fluxo iônico; e o que são ondas marcapasso do músculo liso unitári...

Explique os tipos de potencial de ação do músculo liso (em ponta e em platô) e o fluxo iônico; e o que são ondas marcapasso do músculo liso unitário?

(1) potenciais em ponta (espicula)
● Ocorrem na maior parte dos tipos de músculo liso unitário.
● A duração desse tipo de potencial de ação é de 10 a 50 milissegundos
● Tais potenciais de ação podem ser desencadeados de vários modos, por exemplo pela estimulação elétrica, pela ação de hormônios sobre o músculo liso, pela ação de substâncias transmissoras das fibras nervosas, pelo estiramento, ou como resultado da geração espontânea na própria fibra muscular
(2) potenciais de ação com platôs
● O início desse potencial de ação é semelhante ao do potencial em ponta.
● A repolarização é retardada por várias centenas a até 1.000 milissegundos (1 segundo).
● Retardada pela saída de potássio e entrada de cálcio. O potencial se mantém constante, por isso a demora.
● Canais lentos de cálcio (se abrem quando limiar é atingido)
● A importância do platô é que ele pode estar associado à contração prolongada que ocorre em alguns tipos de músculo liso, como o ureter, o útero, em certas condições, e certos tipos de músculo liso vascular.
- Fluxo iônico
● A membrana celular do músculo liso apresenta muito mais canais de cálcio controlados por voltagem que o músculo esquelético, porém poucos canais de sódio controlados por voltagem.
● O fluxo de íons cálcio, para o interior da fibra é o principal responsável pelo potencial de ação
● Os canais de cálcio se abrem muito mais lentamente que os canais de sódio, e permanecem abertos por tempo muito maior. Esse fato é o que provoca, em larga medida, o platô prolongado do potencial de ação de algumas fibras musculares lisas.
● Este íon age diretamente sobre o mecanismo contrátil do músculo liso para provocar a contração
- Ondas marcapasso
● Alguns músculos lisos são auto excitatórios,
● Os potenciais de ação se originam nas próprias células musculares lisas sem estímulo extrínseco.
● Esses potenciais de ação estão frequentemente associados a ritmo em onda lenta básico do potencial de membrana
● A onda lenta é propriedade local das fibras musculares lisas que compõem a massa muscular.
● O potencial de membrana fica mais negativo quando o sódio é bombeado rapidamente e menos negativo quando a bomba de sódio é menos ativa. ● Quando o pico do potencial de onda negativo dentro da face interna da membrana celular aumenta, na direção positiva, de -60 para cerca de -35 milivolts, o potencial de ação se desenvolve e se propaga pela massa muscular e a contração então ocorre.
● Essas sequências repetitivas de potenciais de ação desencadeiam a contração rítmica da massa muscular lisa.
● As ondas lentas são chamadas de ondas marca-passo

Essa pergunta também está no material:

Estudo Fisilogia - Musculo LISO
6 pág.

Fisiologia I Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os tipos de potencial de ação do músculo liso são o potencial em ponta (ou espícula) e o potencial de ação com platôs. O potencial em ponta ocorre na maioria dos tipos de músculo liso unitário e tem uma duração de 10 a 50 milissegundos. Pode ser desencadeado por estimulação elétrica, ação de hormônios, substâncias transmissoras das fibras nervosas, estiramento ou geração espontânea na própria fibra muscular. Já o potencial de ação com platôs tem um início semelhante ao potencial em ponta, mas a repolarização é retardada por várias centenas a até 1.000 milissegundos. Isso ocorre devido à saída de potássio e entrada de cálcio, mantendo o potencial constante. Os canais lentos de cálcio são responsáveis por essa característica. O platô prolongado desse potencial está associado à contração prolongada em certos tipos de músculo liso, como o ureter, útero e músculo liso vascular. O fluxo iônico no músculo liso é principalmente de íons cálcio para o interior da fibra, devido à presença de canais de cálcio controlados por voltagem. Esses canais abrem mais lentamente e permanecem abertos por mais tempo do que os canais de sódio, contribuindo para o platô prolongado do potencial de ação em algumas fibras musculares lisas. O íon cálcio age diretamente no mecanismo contrátil do músculo liso, desencadeando a contração. As ondas marcapasso são potenciais de ação que se originam nas próprias células musculares lisas, sem estímulo extrínseco. Esses potenciais estão associados a um ritmo em onda lenta do potencial de membrana, que é uma propriedade local das fibras musculares lisas. Quando o pico do potencial de onda negativo dentro da face interna da membrana celular aumenta, o potencial de ação se desenvolve e se propaga pela massa muscular, desencadeando a contração rítmica. Essas sequências repetitivas de potenciais de ação são chamadas de ondas marcapasso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais