Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as ações formativas, assinale a alternativa CORRETA:


A O surgimento de um grande número de cursos de graduação em matemática e a implementação de programas como o Somando.
B Dentre os cursos oferecidos, temos os Cursos oferecidos pela CAPES no início do ano de 2013. Sendo a CAPES responsável pela organização, implementação e financiamento.
C Dentre os programas de formação destaca-se a implementação dos Cursos de Graduação em Matemática. Sendo o governo brasileiro responsável pela ampliação do numero de cursos.
D Dentre os programas de formação continuada, destaca-se a proposta de formação denominada de Pró-letramento devido ao seu alcance nacional, uma vez que foi implementado pelo MEC em diversos estados brasileiros, de 2005 a 2013.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: Dentre os programas de formação destaca-se a implementação dos Cursos de Graduação em Matemática. Sendo o governo brasileiro responsável pela ampliação do número de cursos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O letramento é tido hoje como um fenômeno social complexo e heterogêneo. Tais características se justificam principalmente quando levamos em conta que, na investigação dos elos entre escrita, sociedade e indivíduo, são colocadas em pauta inúmeras e importantes questões, de diversas ordens, que, por sua vez, tornam-se objeto de análise sob diferentes pontos de vista. FONTE: STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de BAGNO, Marcos. São Paulo: Parábola, 2014. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Street (1984) estabelece ou define dois modelos de letramentos, um chamou de modelo autônomo o outro de modelo ideológico. II- Conforme Street (2014), no modelo ideológico, o letramento é uma prática social e não simplesmente uma habilidade técnica e neutra. III- Conforme Street (2014), no modelo ideológico, os modos como os indivíduos abordam a escrita têm raízes em suas próprias concepções de aprendizagem, identidade e existência pessoal. IV- Para Street (2014), o ‘modelo autônomo de letramento’ funciona a partir do pressuposto de que o letramento ‘per se’ - autonomamente – terá efeitos em outras práticas sociais e cognitivas. FONTE: STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de BAGNO, Marcos. São Paulo: Parábola, 2014. Assinale a alternativa CORRETA:


A - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
B - Somente a afirmativa I está correta.
C - Somente a afirmativa III está correta.
D - Somente a afirmativa II está correta.

Ao discutirmos os usos da leitura e da escrita, especialmente da escrita, percebe-se que há muitas diferenças entre o escrever na escola e o escrever fora da escola. De forma sucinta, pode-se dizer que na escola, em geral, a escrita tem o objetivo de resolver tarefas e fora da escola, em geral, tem a finalidade de comunicação (Geraldi, 1997). FONTE: GERALDI, João, Wanderlei. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W. & CITELLI, B. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, v. 1, 1997. Sobre o escrever na escola e o escrever fora da escola, assinale a alternativa CORRETA:


A Escrever é um processo estratégico, pois inscreve o sujeito num universo paradigmático e uma vez inserido nesse contexto, não faz diferença se a escrita é utilizada na escola ou se é utilizada em outros contextos comunicativos.
B A linguagem escrita serve para fazer muitas coisas, como, por exemplo, realizar atividades escolares, que são atividades amplas e de difícil compreensão e sem preocupações metalinguísticas, já o uso social, fora da escola, as pessoas em geral, não precisam se preocupar com a escrita correta das palavras.
C O uso que se faz da linguagem na escola difere do uso cotidiano fora dela. Podemos fazer uso social da linguagem para exigências cotidianas, pedir, informar, trocar experiências, entre tantas possibilidades. Por sua vez, na escola, o uso em geral é feito a partir de atividades estratégicas e didaticamente adaptadas, muitas vezes retiradas de seus contextos, mas com o intuito de tornar o uso da linguagem, em especial da linguagem escrita, mais consciente.
D A diferença não é tão perceptível, pois na escola os estudantes trocam mensagens escritas e, em geral, a escrita na escola é uma escrita mais livre e menos estratégica e a escrita fora da escola é voltada para uma comunicação mais restrita e com mais controle.

É consenso entre educadores e professores em geral que o ensino de Matemática é uma necessidade e, mesmo diante de todo aparato tecnológico, os professores continuam sendo indispensáveis em todas as etapas de desenvolvimento formativo dos estudantes. Sobre a formação de professores de Matemática, assinale a alternativa CORRETA:


A O professor de matemática é bastante privilegiado se comparado a outras áreas, pois ele consegue passar para seus alunos na educação básica tudo o que aprendeu em sua graduação.
B O trabalho do professor é tarefa árdua e complexa, por isso ela tem mais reconhecimento socialmente

Sobre o distanciamento da oralidade e escrita, assinale a alternativa CORRETA:


A. O distanciamento entre oralidade e escrita pode ocorre devido à especialização e ao funcionamento diferenciado de cada uma das formas que, segundo Kleiman (2012), pode ser equiparado a uma situação diglóssica, não no sentido de língua de contato, mas em situação de línguas em conflito.
B. Mclaren (1991), ao analisar a importância dos pais e da família na vida escolar dos seus filhos, diz que a oralidade não participa da aprendizagem da leitura e que os pais podem optar por ler ou não às crianças.
C. As pesquisas mostraram que os bons leitores, os que têm uma atitude ativa, que compartilham e discutem o que leram, que ‘navegam’ pelos textos com facilidade apresentam dificuldades na oralidade, pois tornaram-se especialistas da escrita.
D. Oralidade e escrita são, portanto, duas modalidades que constituíram variedades discursivas de línguas diferentes e cada uma das línguas ganhou socialmente um status diferenciado e a variedade escrita ganhou mais prestígio.

Sobre os pensamentos de Soares (2017) acerca da alfabetização e letramento, assinale a alternativa CORRETA:


A. É letrado o sujeito que apenas sabe ler e escrever e que não se preocupa com o uso da linguagem.
B. O letramento dá mais autonomia aos sujeitos para circularem e utilizarem a linguagem em diferentes contextos.
C. Atualmente não somos desafiados diariamente a utilizar diferentes linguagens nem diferentes formas de comunicação.
D. Pode-se considerar que segundo a autora não há diferença entre alfabetização e letramento.

Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:


A. A formação do docente atualmente deve ser voltada para que ele se sinta habilitado para utilizar os meios de comunicação e os meios digitais para facilitar a transmissão do conteúdo.
B. A formação de professor não é diferente da formação de outros profissionais. Entende-se atualmente a formação docente e, principalmente, a constituição do ser docente apenas como um profissional que executa a mera transmissão de conhecimentos.
C. Entende-se atualmente a formação docente e, principalmente, a constituição do ser docente como um processo complexo que envolve aspectos que vão além do domínio do conteúdo curricular e da transmissão de conhecimentos.
D. A formação docente atualmente não precisa considerar os meios digitais, pois eles não são relevantes para a transmissão do conteúdo.

Mais conteúdos dessa disciplina