Buscar

A introdução do debate sobre a História oral no Brasil ocorre na década de 1970, embora somente no início dos anos 1990 ela passe a experimentar um...

A introdução do debate sobre a História oral no Brasil ocorre na década de 1970, embora somente no início dos anos 1990 ela passe a experimentar uma expansão mais significativa no interior dos estudos acadêmicos. Portanto, conforme Ferreira e Amado (1996), é possível compreendermos o status da História oral a partir de 3 categorias. Assim, diante do exposto, qual alternativa que melhor define uma dessas categorias?


a. História oral enquanto disciplina: o objetivo incide apenas nas experiências com gravações, transcrições e conservações de entrevistas. Alguns defensores dessa posição se envolvem apenas na constituição e conservação de acervos orais.
b. História oral enquanto técnica: entender que a História oral estabelece e ordena procedimentos de trabalho, especialmente os diversos tipos de entrevistas e as implicações de cada uma delas para a pesquisa histórica.
c. História oral como metodologia: além de outros aspectos, os defensores dessa posição pesquisam várias possibilidades de transcrição de depoimentos, suas vantagens e desvantagens, as diferentes maneiras de o historiador relacionar-se com seus entrevistados e as influências disso sobre seu trabalho.
d. História oral enquanto avaliação: defendem a história oral como disciplina partindo da ideia de que a História oral inaugurou técnicas específicas para entendimento dos alunos.
e. História oral como teoria: o objetivo incide apenas nas experiências com gravações, transcrições e conservações de entrevistas para elaborar correntes teóricas sobre elas.

Essa pergunta também está no material:

prova 11
6 pág.

Educação Iee Romaguera CorreaIee Romaguera Correa

Respostas

12 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que melhor define uma das categorias da História oral, de acordo com Ferreira e Amado (1996), é a letra c. História oral como metodologia: além de outros aspectos, os defensores dessa posição pesquisam várias possibilidades de transcrição de depoimentos, suas vantagens e desvantagens, as diferentes maneiras de o historiador relacionar-se com seus entrevistados e as influências disso sobre seu trabalho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina