Buscar

Para Stopatto (2016, p.124, aput Ross, 2002), a taxa média de retorno (retorno contábil médio) é uma técnica simples de análise econômica de invest...

Para Stopatto (2016, p.124, aput Ross, 2002), a taxa média de retorno (retorno contábil médio) é uma técnica simples de análise econômica de investimentos. Por isso, possui lacunas. Isto é, deficiências. Ou seja, pra Stopatto (2016), esta ferramenta de análise tem três deficiências.
Quais são as deficiências desta técnica de análise econômica de investimentos?
Sua resposta
A primeira deficiência é a de não considera o valor do dinheiro no tempo. A segunda é de que, a base utilizada para realizar a aplicação do método da taxa média de retorno são os dados contábeis do investimento e o lucro líquido. E, por fim, a terceira é sobre o um prazo de retorno arbitrário e nenhuma referência a respeito de uma taxa de retorno desejada ou ideal.


Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIO ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIAMENTO-UN 3
3 pág.

Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento Pítagoras AmpliPítagoras Ampli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As deficiências da técnica de análise econômica de investimentos, de acordo com Stopatto (2016), são: 1. Não considera o valor do dinheiro no tempo: A taxa média de retorno não leva em conta o conceito de valor temporal do dinheiro, ou seja, não considera que o dinheiro tem um valor diferente ao longo do tempo devido a fatores como inflação e taxa de juros. 2. Baseada em dados contábeis e lucro líquido: A análise da taxa média de retorno utiliza como base os dados contábeis do investimento e o lucro líquido, o que pode não refletir completamente a realidade financeira do projeto, uma vez que não considera outros fatores relevantes, como fluxo de caixa e custo de capital. 3. Prazo de retorno arbitrário e falta de referência a uma taxa de retorno desejada: A técnica da taxa média de retorno não estabelece um prazo de retorno específico nem uma taxa de retorno desejada ou ideal, o que dificulta a avaliação da viabilidade do investimento e a comparação com outros projetos. É importante ressaltar que essas são as deficiências apontadas por Stopatto (2016) e podem haver outras perspectivas e críticas em relação a essa técnica de análise econômica de investimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais