Buscar

Como é possível relacionar a ditadura civil-militar de 1964, o FMI e a Guerra Fria? A despeito das negociações com os EUA, contrários ao golpe, o...

Como é possível relacionar a ditadura civil-militar de 1964, o FMI e a Guerra Fria?


A despeito das negociações com os EUA, contrários ao golpe, os militares buscaram no FMI o suporte econômico necessário para fazer do milagre econômico a sua grande realização.
Em um período de polarização pró-EUA ou pró-URSS, as tentativas de uma 'terceira pelo governo brasileiro precipitaram o golpe, apoiado pelos EUA e fomentado pelo FMI.
Fruto de uma iminente e inquestionável ameaça comunista no Brasil, foi o governo civil-militar que impediu que o Brasil se tornasse um país alinhado à URSS.
O apoio do governo dos EUA ao golpe militar estava diretamente atrelado à influência do Brasil sobre o FMI, que dependia mais dos recursos brasileiros do que dos norte-americanos.
As negociações do governo brasileiro com a URSS, mediadas pelo FMI, chamaram a atenção dos EUA, que assim apoiaram a articulação do golpe civil-militar de 1964.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
1 pág.

História do Brasil Contemporâneo Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A ditadura civil-militar de 1964, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e a Guerra Fria estão relacionados de diversas maneiras. Durante a Guerra Fria, o mundo estava dividido entre dois blocos, liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética, respectivamente. Os EUA tinham interesse em conter a expansão do comunismo e, por isso, apoiaram regimes autoritários em vários países, incluindo o Brasil. No contexto brasileiro, a ditadura civil-militar de 1964 foi resultado de um golpe que derrubou o governo democraticamente eleito. Os militares que assumiram o poder buscaram apoio econômico e político para consolidar seu regime. Nesse sentido, o FMI desempenhou um papel importante ao fornecer suporte econômico ao governo militar brasileiro. O Brasil, na época, estava passando por um período de crescimento econômico conhecido como "milagre econômico". Para manter esse crescimento, o governo militar recorreu a empréstimos do FMI, que ajudaram a financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento. Essa dependência do FMI também influenciou a política externa brasileira, uma vez que o país buscava manter boas relações com os Estados Unidos, que exerciam influência sobre o Fundo. Além disso, as negociações do governo brasileiro com a União Soviética, intermediadas pelo FMI, chamaram a atenção dos EUA. Isso contribuiu para que os Estados Unidos apoiassem a articulação do golpe civil-militar de 1964, temendo que o Brasil se alinhasse à URSS. Portanto, a relação entre a ditadura, o FMI e a Guerra Fria está ligada aos interesses geopolíticos da época e às estratégias de contenção do comunismo por parte dos Estados Unidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais