Buscar

Sobre a influência da Escola dos Annales na historiografia brasileira, podemos afirmar: A influência dos Annales na historiografia brasileira é um...

Sobre a influência da Escola dos Annales na historiografia brasileira, podemos afirmar:

A influência dos Annales na historiografia brasileira é um fenômeno bastante recente, que pode ser datado das últimas duas décadas, quando estreitou-se o diálogo entre Brasil e França.
A influência dos Annales no Brasil se deu logo a partir da fundação da sua revista, em 1929, e foi algo muito inovador, pois até então o Brasil seguia o modelo historiográfico anglo-saxão.
A influência dos Annales, bem como da historiografia francesa, é algo superestimado por alguns historiadores, embora estudos recentes tenham mostrado a necessidade de matizar essa relação entre a historiografia brasileira e a francesa.
A influência dos Annales associou-se a uma série de mudanças que ocorriam na sociedade brasileira dos anos 1930, mudanças essas que abriram caminho para a emergência de novos atores sociais.
A historiografia dos Annales pouco influenciou a produção historiográfica brasileira, em especial porque os Annales centravam-se na compreensão da realidade francesa, que pouco contribuía para o entendimento da história do Brasil.

Essa pergunta também está no material:

HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
1 pág.

Historiografia Brasileira Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Podemos afirmar que a influência dos Annales na historiografia brasileira é um fenômeno bastante recente, que pode ser datado das últimas duas décadas, quando estreitou-se o diálogo entre Brasil e França.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais