Buscar

Sobre as posições assumidas pela chamada 'Nova História' no Brasil a partir da década de 1970, podemos afirmar que: foi marcada por uma retomada d...

Sobre as posições assumidas pela chamada 'Nova História' no Brasil a partir da década de 1970, podemos afirmar que:

foi marcada por uma retomada da história política narrativa, sob forte influência da historiografia positivista do século XIX.
tendo em vista o cenário político brasileiro na década de 1970, os historiadores empreenderam análises historiográficas notadamente marxistas, com o objetivo de legitimar a revolução brasileira, afastando-se da história cultural francesa.
a Nova História assumia sua preocupação com a história cultural, negligenciando outros âmbitos da vida social como a política e a economia.
tinha como seu fundamento, duas inspirações básicas, a escola dos Annales e o Marxismo, pautando suas análises e interpretações históricas nos métodos da história quantitativa, muito bem sucedida nos campos da história econômica e social.
sua principal característica foi o afastamento em relação às ferramentas analíticas fornecidas pelo marxismo, e a constituição de uma história marcada pela investigação das mentalidades.

Essa pergunta também está no material:

HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
1 pág.

Historiografia Brasileira Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Podemos afirmar que a posição assumida pela chamada "Nova História" no Brasil a partir da década de 1970 foi marcada por uma retomada da história política narrativa, sob forte influência da historiografia positivista do século XIX.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais