Leia o excerto de texto a seguir: 'O espectrômetro de RMN detecta esses sinais e os apresenta como um registro da frequência do sinal versus sua intensidade'.
A 2 - 1 - 1 B 1 - 2 - 1 C 2 - 1 - 2 D 1 - 1 - 2 E 1 - 2 - 2
Questão 1/10 - Noções de Espectroquímica Leia a passagem de texto: “As ondas eletromagnéticas são geradas a partir do movimento de cargas elétricas aceleradas ou durante transições (eletrônicas, nucleares, vibracionais) entre dois níveis de energia quantizados, e isso remete ao universo atômico”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 2504: 1-9, 2012. p. 2504-4. Disponível na aula 7 da rota de aprendizagem. Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que apresenta os tipos de carga elétrica apresentadas em um universo atômico. Nota: 10.0
A O nêutron, substâncias, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares
B O elétron, substâncias, ligações iônicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares
C O próton, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo dipolo-elétrico.
D O elétron, substâncias, ligações iônicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares
E O elétron, moléculas, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo dipolo-elétrico. Você assinalou essa alternativa (E) Você acertou! Esta é a alternativa correta pois: “A carga elétrica oscilante não precisa ser necessariamente o elétron, distribuições de carga bem mais complexas podem também vibrar quando expostas a uma radiação eletromagnética, como no caso de uma molécula, ligação química ou arranjo atômico qualquer que possua dipolo elétrico” (texto-base, p. 2504-4).
A O nêutron, substâncias, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares B O elétron, substâncias, ligações iônicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares C O próton, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo dipolo-elétrico. D O elétron, substâncias, ligações iônicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares E O elétron, moléculas, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo dipolo-elétrico.
Questão 4/10 - Noções de Espectroquímica Leia o excerto de texto: “Através de medidas do espectro de absorção ou emissão de radiação pela matéria (espectroscopia) e possível elaborar modelos e conhecer as estruturas atômicas que formam os materiais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 2504: 1-9, 2012. p. 2504-2. Disponível na aula 7 da rota de aprendizagem.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que apresenta as características dos materiais a partir da espectroscopia.
Nota: 10.0
A Com a espectroscopia é possível obter as características de uma amostra sólida, como por exemplo, sua densidade, peso e volume, bem como identificar a concentração de uma substância em um sistema de análise. B Com a espectroscopia é possível obter as características de uma substância, como por exemplo, sua densidade, peso e volume. C Com a espectroscopia é possível obter as características de um átomo, como seus tipos de ligações, bem como identificar a concentração de uma substância em um sistema de análise. D Com a espectroscopia é possível obter as características de um átomo, como suas densidade, peso e volume. E Com a espectroscopia é possível identificar a concentração de uma substância em um sistema de análise, bem como sua densidade, volume e peso.
Questão 5/10 - Noções de Espectroquímica Leia o trecho de texto a seguir: “Representa o número de ondas em um centímetro, portanto possui como unidade o inverso do centímetro (cm-1)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006, p. 496. Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Química Orgânica, identifique a alternativa correta que informa o modo de descrever a frequência da radiação eletromagnética utilizada na espectroscopia de IV: Nota: 10.0
A Número de frequência, por ser diretamente proporcional a energia. B Radiação, por ser diretamente proporcional a energia. C Número de onda, por ser diretamente proporcional a constante de Planck. D Número de onda, por ser diretamente proporcional a energia. E Radiação, por ser diretamente proporcional a constante de Planck.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Química Orgânica, identifique a alternativa correta que apresenta o significado da razão m/z:
A m é a massa molecular do fragmento e z é sua carga positiva e será sempre igual a +1. Portanto, o espectrômetro de massa, informa a massa molecular do fragmento analisado. B m é o volume atômico do fragmento e z é sua carga positiva e será sempre igual a +1. Portanto, o espectrômetro de massa, informa o volume atômico do fragmento analisado. C m é a massa molecular do fragmento e z é sua carga negativa e será sempre igual a -1. Portanto, o espectrômetro de massa, informa a massa molecular do fragmento analisado. D m é o volume atômico do fragmento e z é sua carga negativa e será sempre igual a -1. Portanto, o espectrômetro de massa, informa o volume atômico do fragmento analisado. E m é a massa molecular do fragmento e z é sua carga positiva e será sempre igual a 0. Portanto, o espectrômetro de massa, informa o volume atômico do fragmento analisado.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Química Orgânica, identifique a alternativa correta que explica a teoria do orbital molecular (OM):
A na teoria do OM, as ligações simples, que formam orbitais atômicos, define o volume no espaço de um elétron compartilhado, com formas diferentes. B na teoria do OM, as ligações covalentes, que formam orbitais moleculares, define o volume no espaço, com tamanho, formas e energias especificas, de um elétron compartilhado. C na teoria do OM, as ligações covalentes, que formam orbitais atômicos, define a área no espaço de um elétron compartilhado, com formas iguais. D na teoria do OM, as ligações covalentes, que forma orbitais moleculares, define a área no espaço de um elétron compartilhado, com tamanhos diferentes. E na teoria do OM, as ligações simples, que formam orbitais moleculares, define o volume no espaço de um próton compartilhado, com tamanhos iguais.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que informa corretamente quais os tipos de carga elétrica que oscilam quando expostas a radiações eletromagnéticas.
A Molécula, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os elétrons. B Molécula, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os nuclídeos. C Substâncias simples, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico. D Substâncias compostas, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico. E Radioisótopos, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os elétrons.
Leia o excerto de texto a seguir: 'Núcleos giratórios carregados geram um campo magnético, como o campo de uma pequena barra de imã. Na ausência de um campo
A estados de spin positivo +1/2, apenas. B estados de spin nulo. C alguns núcleos também possuem estados de spin de +1/2 e -1/2 e essa propriedade permite que eles sejam estudados por RMN. Exemplos desses núcleos são 1H, 13C, 15N, 19F e 31P. D estados de spin negativo -1/2, apenas. E estados de spin positivo +1/2 e negativo -1/2.
"À medida que o número de prótons presentes no núcleo aumenta, cresce a necessidade de haver a mesma quantidade de número de nêutrons para manter a estabilidade nuclear. Essa desestabilização, quando presente em um núcleo atômico, pode provocar um momento magnético no núcleo, ou seja, um campo magnético
I. Os elétrons estão localizados em camadas de níveis de energia conhecidos, quando em seu estado excitado. II. As radiações eletromagnéticas na região do ultravioleta possuem comprimento de onda entre 400 e 780 nm. III. O comprimento de onda é inversamente proporcional à energia, ou seja, quanto menor o comprimento de onda, maior a energia radiante. IV. Devido a não constância da energia, o elétron perde a energia absorvida, voltando para o seu estado fundamental, liberando a energia absorvida em forma de onda eletromagnética. A III e IV B I, II e III C I e III D III e IV E I e II