Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto de texto a seguir: 'O espectrômetro de RMN detecta esses sinais e os apresenta como um registro da frequência do sinal versus sua intensidade'.


A 2 - 1 - 1
B 1 - 2 - 1
C 2 - 1 - 2
D 1 - 1 - 2
E 1 - 2 - 2
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D) 1 - 1 - 2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - Noções de Espectroquímica
Leia a passagem de texto:
“As ondas eletromagnéticas são geradas a partir do movimento de cargas elétricas aceleradas ou durante transições (eletrônicas, nucleares, vibracionais) entre dois níveis de energia quantizados, e isso remete ao universo atômico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 2504: 1-9, 2012. p. 2504-4. Disponível na aula 7 da rota de aprendizagem.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que apresenta os tipos de carga elétrica apresentadas em um universo atômico.
Nota: 10.0

A O nêutron, substâncias, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares

B O elétron, substâncias, ligações iônicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares

C O próton, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo dipolo-elétrico.

D O elétron, substâncias, ligações iônicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares

E O elétron, moléculas, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo dipolo-elétrico.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta pois: “A carga elétrica oscilante não precisa ser necessariamente o elétron, distribuições de carga bem mais complexas podem também vibrar quando expostas a uma radiação eletromagnética, como no caso de uma molécula, ligação química ou arranjo atômico qualquer que possua dipolo elétrico” (texto-base, p. 2504-4).


A O nêutron, substâncias, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares
B O elétron, substâncias, ligações iônicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares
C O próton, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo dipolo-elétrico.
D O elétron, substâncias, ligações iônicas ou arranjo atômico do tipo intramoleculares
E O elétron, moléculas, ligações químicas ou arranjo atômico do tipo dipolo-elétrico.

Questão 2/10 - Noções de Espectroquímica
Leia o extrato de texto a seguir:
“Uma pequena quantidade de substância de referência inerte é adicionada ao tubo de amostra que contém a substância cujo espectro de RMN será confeccionado. [...] A substância de referência normalmente usada é o tetrametilsilano (TMS)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006, p. 530.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Química Orgânica, sobre o TMS, identifique a alternativa correta:
Nota: 10.0

A O TMS é uma substância altamente volátil.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta pois: “[...] o TMS é uma substância altamente volátil, [...] pode ser facilmente removido da amostra por evaporação após o espectro de RMN ser confeccionado. [...] estão em um ambiente de maior densidade eletrônica do que a maioria dos prótons em moléculas orgânicas [...] apresenta-se em frequência mais baixa do que a maioria dos outros sinais (isto é, ele aparece â direita dos outros sinais)” (livro-base, p. 530).


A O TMS é uma substância altamente volátil.
B O sinal do TMS está localizado no ‘campo alto’ (frequência alta) do gráfico.
C O TMS possui menor densidade eletrônica e maior frequência.
D O TMS não pode ser removido por evaporação.
E O TMS é uma pequena quantidade de substâncias de referência.

Questão 4/10 - Noções de Espectroquímica
Leia o excerto de texto: “Através de medidas do espectro de absorção ou emissão de radiação pela matéria (espectroscopia) e possível elaborar modelos e conhecer as estruturas atômicas que formam os materiais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 2504: 1-9, 2012. p. 2504-2. Disponível na aula 7 da rota de aprendizagem.

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que apresenta as características dos materiais a partir da espectroscopia.

Nota: 10.0


A Com a espectroscopia é possível obter as características de uma amostra sólida, como por exemplo, sua densidade, peso e volume, bem como identificar a concentração de uma substância em um sistema de análise.
B Com a espectroscopia é possível obter as características de uma substância, como por exemplo, sua densidade, peso e volume.
C Com a espectroscopia é possível obter as características de um átomo, como seus tipos de ligações, bem como identificar a concentração de uma substância em um sistema de análise.
D Com a espectroscopia é possível obter as características de um átomo, como suas densidade, peso e volume.
E Com a espectroscopia é possível identificar a concentração de uma substância em um sistema de análise, bem como sua densidade, volume e peso.

Questão 5/10 - Noções de Espectroquímica
Leia o trecho de texto a seguir:
“Representa o número de ondas em um centímetro, portanto possui como unidade o inverso do centímetro (cm-1)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006, p. 496.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Química Orgânica, identifique a alternativa correta que informa o modo de descrever a frequência da radiação eletromagnética utilizada na espectroscopia de IV:
Nota: 10.0


A Número de frequência, por ser diretamente proporcional a energia.
B Radiação, por ser diretamente proporcional a energia.
C Número de onda, por ser diretamente proporcional a constante de Planck.
D Número de onda, por ser diretamente proporcional a energia.
E Radiação, por ser diretamente proporcional a constante de Planck.

Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Química Orgânica, identifique a alternativa correta que apresenta o significado da razão m/z:


A m é a massa molecular do fragmento e z é sua carga positiva e será sempre igual a +1. Portanto, o espectrômetro de massa, informa a massa molecular do fragmento analisado.
B m é o volume atômico do fragmento e z é sua carga positiva e será sempre igual a +1. Portanto, o espectrômetro de massa, informa o volume atômico do fragmento analisado.
C m é a massa molecular do fragmento e z é sua carga negativa e será sempre igual a -1. Portanto, o espectrômetro de massa, informa a massa molecular do fragmento analisado.
D m é o volume atômico do fragmento e z é sua carga negativa e será sempre igual a -1. Portanto, o espectrômetro de massa, informa o volume atômico do fragmento analisado.
E m é a massa molecular do fragmento e z é sua carga positiva e será sempre igual a 0. Portanto, o espectrômetro de massa, informa o volume atômico do fragmento analisado.

Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Química Orgânica, identifique a alternativa correta que explica a teoria do orbital molecular (OM):


A na teoria do OM, as ligações simples, que formam orbitais atômicos, define o volume no espaço de um elétron compartilhado, com formas diferentes.
B na teoria do OM, as ligações covalentes, que formam orbitais moleculares, define o volume no espaço, com tamanho, formas e energias especificas, de um elétron compartilhado.
C na teoria do OM, as ligações covalentes, que formam orbitais atômicos, define a área no espaço de um elétron compartilhado, com formas iguais.
D na teoria do OM, as ligações covalentes, que forma orbitais moleculares, define a área no espaço de um elétron compartilhado, com tamanhos diferentes.
E na teoria do OM, as ligações simples, que formam orbitais moleculares, define o volume no espaço de um próton compartilhado, com tamanhos iguais.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que informa corretamente quais os tipos de carga elétrica que oscilam quando expostas a radiações eletromagnéticas.


A Molécula, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os elétrons.
B Molécula, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os nuclídeos.
C Substâncias simples, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico.
D Substâncias compostas, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico.
E Radioisótopos, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os elétrons.

Leia o excerto de texto a seguir: 'Núcleos giratórios carregados geram um campo magnético, como o campo de uma pequena barra de imã. Na ausência de um campo


A estados de spin positivo +1/2, apenas.
B estados de spin nulo.
C alguns núcleos também possuem estados de spin de +1/2 e -1/2 e essa propriedade permite que eles sejam estudados por RMN. Exemplos desses núcleos são 1H, 13C, 15N, 19F e 31P.
D estados de spin negativo -1/2, apenas.
E estados de spin positivo +1/2 e negativo -1/2.

Considerando o excerto de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 5 de Espectroscopia sobre a espectrometria de massa, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.

I. ( ) No processo de ionização, as ligações fracas se rompem facilmente.
II. ( ) O pico-base é caracterizado com uma intensidade relativa de 100%.
III. ( ) Os fragmentos mais estáveis são os últimos a se formarem.
IV. ( ) A largura dos picos é proporcional ao número de espécies que colidem com o detector.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Nota: 10.0

A V - V - F - F
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A sequência correta é: V – V – F – F.
As afirmativas I e II são verdadeiras, pois "No processo de ionização, as ligações fracas rompem facilmente (diferente das ligações fortes) [...]. O que tiver maior abundância será denominado pico-base, caracterizado com uma intensidade relativa de 100%; já os que tiverem menor abundância serão denominados picos de fragmentos iônicos" (Rota de Aprendizagem da Aula 5, p. 6-7). As afirmativas III e IV são falsas, pois "[...] os fragmentos mais estáveis são os primeiros a se formar. [...] Num gráfico de espectrometria de massa [...], a altura dos picos é proporcional ao número de espécies que colidem com o detector" (Rota de Aprendizagem da Aula 5, p. 6-7).

[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]
A V - V - F - F
B V - F - F - V
C F - V - V - F
D F - V - F - V
E F - F - V - V

Leia a passagem de texto:

"À medida que o número de prótons presentes no núcleo aumenta, cresce a necessidade de haver a mesma quantidade de número de nêutrons para manter a estabilidade nuclear. Essa desestabilização, quando presente em um núcleo atômico, pode provocar um momento magnético no núcleo, ou seja, um campo magnético


Estão corretas apenas as afirmativas:

I. Os elétrons estão localizados em camadas de níveis de energia conhecidos, quando em seu estado excitado.
II. As radiações eletromagnéticas na região do ultravioleta possuem comprimento de onda entre 400 e 780 nm.
III. O comprimento de onda é inversamente proporcional à energia, ou seja, quanto menor o comprimento de onda, maior a energia radiante.
IV. Devido a não constância da energia, o elétron perde a energia absorvida, voltando para o seu estado fundamental, liberando a energia absorvida em forma de onda eletromagnética.
A III e IV
B I, II e III
C I e III
D III e IV
E I e II

Questão 1/10 - Noções de Espectroquímica
Leia o excerto de texto:

"Tomando-as como base, em meados de 1930, alguns trabalhos pioneiros deram origem à ressonância magnética do núcleo atômico, como os do físico norte-americano Isidor Isaac Rabi [...], que recebeu o Prêmio Nobel em 1944 por inventar o método de RMN para registrar as propriedades magnéticas dos núcleos atômicos [...]. Em seguida, no final da década de 1940, dois grandes físico-químicos, Edward Mills Purcell [...] e Felix Bloch, estudaram e desenvolveram de maneira independente métodos de medição da RMN, o que os levou a ganhar e dividir o Prêmio Nobel de Física em 1952 [...]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, A. B. Rota de Aprendizagem: Espectroscopia. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 4.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6 de Espectroscopia sobre a estabilidade nuclear, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. I. ( ) A estabilidade dos prótons e nêutrons presentes em um núcleo atômico é formada por meio de forças de repulsão entre os prótons (p) e os nêutrons (n).
II. ( ) A estabilidade dos prótons e nêutrons presentes em um núcleo atômico é dada pela força de atração entre os prótons, independentemente de sua carga.
III. ( ) Estudos afirmam que quanto mais próximas as partículas estão umas das outras, mais forte é sua atração, superando as forças de repulsão.
IV. ( ) Á medida que as partículas se distanciam entre si, diminuem as forças atrativas e consequentemente o núcleo fica mais instável.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Nota: 0.0Você não pontuou essa questão

A V - F - V - F
Você assinalou essa alternativa (A)

B F - F - V - V
A sequência correta é: F – F – V – V. As afirmativas III e IV são verdadeiras, pois "Estudos afirmam que quanto mais próximas as partículas estão umas das outras, valores de 1 femtômetro (1fm) ou 10-15 metros, mais forte é sua atração, superando as forças de repulsão. No entanto, à medida que as partículas se distanciam entre si, diminuem as forças atrativas e consequentemente o núcleo fica mais instável. Infelizmente, ainda não foi encontrada uma descrição matemática para tal fenômeno" (Rota de Aprendizagem da Aula 6, p. 6-7). As afirmativas I e II são falsas, pois "A estabilidade dos prótons (cargas positivas) e nêutrons (cargas neutras) presentes em um núcleo atômico é formada por meio de forças de atração entre os prótons to de onda, a energia das radiações do tipo IV é baixa, portanto, não é não ionizante. IV. A espectroscopia no infravermelho é um tipo específico de espectroscopia molecular. Estão corretas apenas as afirmativas:

Nota: 0.0Você não pontuou essa questão

A II, III e IV

B I, II e IV
Você assinalou essa alternativa (B)

C I, III e IV
As afirmativas I, III e IV estão corretas. "As radiações no IV [...] têm comprimento de onda entre 730 e 1.000.000 nm (10-3 m), não podendo ser visto a olho nu. [...] Por apresentar um maior comprimento de onda, sua energia é baixa e, portanto, não é não ionizante (não quebra moléculas nem átomos). [...] um tipo específico de espectrometria molecular: a espectroscopia no IV" (Rota de Aprendizagem da Aula 5, p. 9-10). A afirmativa II está incorreta, pois, conforme Gonçalves "A onda eletromagnética absorvida ocorre na mesma frequência ou energia da onda eletromagnética emitida; ou seja, o espectro de absorção é igual ao espectro de emissão. Quando uma molécula absorve tal ene

[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]
A V - F - V - F
B F - F - V - V
C I, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina