Buscar

qual a alternativa correta?

Quando há conflitos entre normas internas de um determinado Estado e normas internacionais, ou seja, quando normas de um tratado em vigência assinado pelo Estado conflitam com normas internas daquele mesmo Estado, duas teorias tentam solucionar essa questão, a monista e a dualista.

Sobre estas teorias, assinale a alternativa CORRETA:

A) A corrente monista e a corrente dualista apresentam a mesma forma de solucionar o conflito, todavia, no dualismo entende-se que o direito internacional e o direito interno são dois ramos do Direito dentro de um só sistema jurídico.

B) Segundo a corrente monista, quando há conflito entre as normas internas e as normas internacionais, essas últimas sempre prevalecem.

C) Segundo a corrente dualista, o direito interno e o direito internacional coexistem no mesmo sistema jurídico. Desta maneira, as normas internacionais entram em vigência no Estado a partir de sua assinatura.

D) Segundo a corrente dualista, o direito interno e o direito internacional são dois ordenamentos jurídicos distintos, mas a aplicação da norma de direito internacional será sempre imediata.

E) A teoria monista é subdividida em duas espécies: o monismo internacionalista que defende a unicidade da ordem jurídica sob o primado do direito internacional e o monismo nacionalista que define a soberania do direito nacional de cada Estado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Segundo a corrente monista, quando há conflito entre as normas internas e as normas internacionais, essas últimas sempre prevalecem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais