Buscar

Principais conceitos de Números Complexos: 1. Unidade Imaginária: A unidade imaginária é representada por 'i' e é definida como a raiz quadrada de...

Principais conceitos de Números Complexos:

1. Unidade Imaginária: A unidade imaginária é representada por 'i' e é definida como a raiz quadrada de -1. Ela tem a propriedade especial 'i² = -1'.

2. Números Complexos: Um número complexo é um número da forma 'a + bi', onde 'a' e 'b' são números reais. A parte 'a' é a parte real do número complexo e a parte 'b' é a parte imaginária.

3. Conjugado Complexo: O conjugado complexo de um número 'a + bi' é dado por 'a - bi'. O conjugado de um número complexo tem a mesma parte real, mas a parte imaginária é de sinal oposto.

4. Forma Polar: Os números complexos também podem ser representados na forma polar 'r(cosθ + i senθ)', onde 'r' é o módulo ou a magnitude do número complexo e 'θ' é o argumento, representando o ângulo do número complexo no plano complexo.

5. Operações com Números Complexos: As operações básicas com números complexos incluem adição, subtração, multiplicação e divisão. Essas operações são realizadas separadamente para a parte real e a parte imaginária.

6. Plano Complexo: Os números complexos são representados graficamente no plano complexo, que é um plano cartesiano com o eixo horizontal representando a parte real e o eixo vertical representando a parte imaginária.

7. Fórmula de Euler: A fórmula de Euler é uma relação importante na matemática que relaciona os números complexos, o número 'e' (número de Euler) e os números trigonométricos.


Essa pergunta também está no material:

Números Complexos
2 pág.

Atividades Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Principais conceitos de Números Complexos: 1. Unidade Imaginária: A unidade imaginária é representada por 'i' e é definida como a raiz quadrada de -1. Ela tem a propriedade especial 'i² = -1'. 2. Números Complexos: Um número complexo é um número da forma 'a + bi', onde 'a' e 'b' são números reais. A parte 'a' é a parte real do número complexo e a parte 'b' é a parte imaginária. 3. Conjugado Complexo: O conjugado complexo de um número 'a + bi' é dado por 'a - bi'. O conjugado de um número complexo tem a mesma parte real, mas a parte imaginária é de sinal oposto. 4. Forma Polar: Os números complexos também podem ser representados na forma polar 'r(cosθ + i senθ)', onde 'r' é o módulo ou a magnitude do número complexo e 'θ' é o argumento, representando o ângulo do número complexo no plano complexo. 5. Operações com Números Complexos: As operações básicas com números complexos incluem adição, subtração, multiplicação e divisão. Essas operações são realizadas separadamente para a parte real e a parte imaginária. 6. Plano Complexo: Os números complexos são representados graficamente no plano complexo, que é um plano cartesiano com o eixo horizontal representando a parte real e o eixo vertical representando a parte imaginária. 7. Fórmula de Euler: A fórmula de Euler é uma relação importante na matemática que relaciona os números complexos, o número 'e' (número de Euler) e os números trigonométricos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais