Logo Passei Direto
Buscar

Sociedade

Outros
O racismo é um assunto amplamente discutido no Brasil, em que racismo pressupõe diferença e hierarquia entre as “raças”, branca, negra e amarela do gênero humano. Um tópico importante que ajuda nessa discussão é possuir o conhecimento da formação histórica desse fenômeno e sua imbricação com as desigualdades produzidas e reproduzidas no país. A estrutura racializada da sociedade brasileira tem suas raízes no sistema colonial, em particular na escravidão que vigorou por quase quatro séculos no Brasil. Isso significa que as raízes históricas do racismo são antigas e profundas.
A respeito das raízes do racismo e sua imbricação com desigualdades sociais, analise as afirmacoes a seguir:
I - O racismo se naturalizou pela essência imutável do funcionamento da sociedade brasileira e de sua mentalidade predominante, sendo algo natural.
II - Tendo o racismo sido construído por relações sociais e da mesma forma que se reproduz no tempo poderá ser combatido e até eliminado.
III - A relação dos colonos portugueses com os indígenas, apoiou-se na construção das diferenças e hierarquias demarcadas em relação aos costumes, culturas, línguas, religiosidades dos nossos povos originários.
IV - A concepção hegemônica da história do Brasil, após a descoberta pelos portugueses, é a de que aqui habitavam povos sem história e sem cultura.
É correto o que se afirma em:


I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
User badge image
CidadaniAtiva

há 2 anos

User badge image
CidadaniAtiva

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é: II, III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando o assunto é corrupção automaticamente as pessoas associa-na a política, entretanto os atos de corrupção não estão somente ligados aos que possuem cargos públicos. Corrupção remete a um comportamento individual de desrespeito de normas éticas, morais e jurídicas para tirar benefício próprio, para beneficiar alguém ou um grupo.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas
I - A corrupção pode estar presente em todos os âmbitos da vida de uma sociedade, de dinâmicas familiares até o funcionamento de uma empresa, pode ser investigada por diferentes ângulos, cultura, valores de sociedade e costumes.
PORQUE
II - A corrupção ilumina a disputa pelo poder em uma dimensão sistêmica e estrutural, para além da relação entre determinados indivíduos envolvendo o desrespeito de normas de âmbito de funcionamento de instituições como o Estado, o mercado, as empresas, as organizações não governamentais (ONGs), as igrejas e até a própria mídia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Tanto a asserção I quanto a asserção II são proposições falsas.

Sobre as terras indígenas e seus povos, analise as afirmativas a seguir:

I - As terras indígenas concentram a maior reserva de biodiversidade do país, além de minerais diversos, por isso são alvo de ambições.
II - Estereótipos do tipo: índio tem muita terra, índio deveria trabalhar para comprar suas terras e índio é preguiçoso, reforçam a ideia do primitivo ou de peça de museu e funcionam como poderoso argumento que justifica a expropriação do povo indígena, privando-a de um direito originário.
III - A população indígena foi excluída de participar das dimensões mais variadas da sociedade brasileira, como o sistema educacional, político, de saúde e o mercado de trabalho.
a) I, II e III.
b) I e II apenas.
c) II e III apenas.
d) I apenas.

"No entanto, a percepção que a sociedade brasileira tem da corrupção como um mal “de origem”, assim como sua longa história em diferentes momentos políticos do país, leva à pergunta: somos mais corruptos que outros povos? [...] Os clássicos do pensamento social brasileiro nos fornecem diferentes perspectivas para entendermos a formação do Estado no Brasil, portanto também da organização do poder político marcado pela corrupção."

I - A perspectiva econômica, por exemplo, utilizada pelo historiador Caio Prado Jr. (1907-1990) tentou explicar a formação do Estado brasileiro com base na noção de colônia de exploração – em sua interpretação, responsável pelas nossas raízes do subdesenvolvimento, que se prolongam até hoje – relativa à função que o Brasil assumiu no mercado mundial de 1500 a 1822.
II - Segundo o historiador, em sua clássica obra, o Brasil nasceu para fornecer matérias-primas e trabalho barato – de nativos e negros escravizados – para a metrópole, Portugal, e para potências coloniais como a Inglaterra. As riquezas naturais – principalmente metais – e aquela produzida no país sempre foram “drenadas” para fora.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina