Buscar

O Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002) prevê regras especiais para o produtor rural em seu Livro II, que trata do Direito de Empresa. Essa ...

O Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002) prevê regras especiais para o produtor rural em seu Livro II, que trata do Direito de Empresa. Essa legislação específica considera as particularidades da atividade rural, como as sazonalidades, as variações climáticas, a necessidade de financiamento agrícola, entre outras, e prevê normas relacionadas à propriedade rural, contratos agrários, parcerias agrícolas, crédito rural, registro de imóveis rurais, dentre outros aspectos específicos da atividade rural.

É importante ressaltar que o produtor rural pode optar por se registrar como empresário rural, sujeitando-se às regras do direito empresarial, ou como agricultor familiar, ficando sujeito a um regime jurídico específico previsto na legislação agrária, que é mais simplificado e voltado para a agricultura familiar.

Portanto, a atividade do produtor rural é considerada distinta das demais atividades econômicas, sendo regida por uma legislação específica que leva em consideração suas características peculiares.


Essa pergunta também está no material:

Seminários Direito Empresarial FD USP - São Francisco
23 pág.

Direito Empresarial I USP - São PauloUSP - São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002) prevê regras especiais para o produtor rural em seu Livro II, que trata do Direito de Empresa. Essa legislação específica considera as particularidades da atividade rural, como as sazonalidades, as variações climáticas, a necessidade de financiamento agrícola, entre outras, e prevê normas relacionadas à propriedade rural, contratos agrários, parcerias agrícolas, crédito rural, registro de imóveis rurais, dentre outros aspectos específicos da atividade rural. É importante ressaltar que o produtor rural pode optar por se registrar como empresário rural, sujeitando-se às regras do direito empresarial, ou como agricultor familiar, ficando sujeito a um regime jurídico específico previsto na legislação agrária, que é mais simplificado e voltado para a agricultura familiar. Portanto, a atividade do produtor rural é considerada distinta das demais atividades econômicas, sendo regida por uma legislação específica que leva em consideração suas características peculiares.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais