Buscar

7) André, 13 anos, portador de 2brose cística que o leva a fazer uso diário de enzima pancreática há 7 meses, com melhora do quadro de esteatorréia...

7) André, 13 anos, portador de 2brose cística que o leva a fazer uso diário de enzima pancreática há 7 meses, com melhora do quadro de esteatorréia. Nesse caso, deve-se ainda orientar a complementação de:


A Ácido fólico.
B Sódio e vitamina C.
C Vitamina B12 e vitamina B6.
D Complexo A, D, E e K.
E Vitamina D.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

No caso descrito, a complementação que deve ser orientada é a alternativa C: Vitamina B12 e vitamina B6. Isso ocorre porque a fibrose cística pode afetar a absorção dessas vitaminas, e a suplementação é necessária para garantir níveis adequados no organismo.

0
Dislike0
User badge image

Nathália F.

A fibrose cística é uma doença genética autossômica recessiva.  


O gene da fibrose cística tem a propriedade de codificar um RNAm que transcreve uma proteína transmembrana, reguladora de transporte iônico, conhecida como Cystic Fibrosis Transmembrane Conductance Regulator (CFTR- Regulador da Condutância da Transmembrana da Fibrose Cística). Também chamada de canal de cloro, localiza-se na membrana apical das células. A CFTR é essencial para o transporte de íons através da membrana celular, estando envolvida na regulação do fluxo de cloro, sódio e água.


Esse gene está localizado na membrana apical do epitélio nas vias aéreas pulmonares, ducto pancreático, intestino, ductos biliares e nas membranas apical e basolateral do ducto das glândulas sudoríparas. A disfunção desse gene, provoca grande reabsorção de sódio e água, levando a desidratação das mucosas, aumento da viscosidade, e obstrução dos ductos com reação inflamatória, resultando em uma doença sistêmica, crônica e progressiva.



Os pacientes são susceptibilidade a infecções pulmonares. A lesão pulmonar começa com obstrução difusa das pequenas vias aéreas, por secreções mucosas espessas. Assim, pode acontecer infecções pulmonares de repetição. 


Estes pacientes geralmente apresentam, também, insuficiência pancreática (o lúmen do pâncreas é obstruído pelo material viscoso e as enzimas pancreáticas são incapaz de exercer seu papel), baixa absorção de gorduras, vitaminas lipossolúveis e proteínas. As fezes são volumosas, gordurosas e com odor fétido. 


Além disso, as crianças portadoras de fibrose cística podem apresentar baixo ganho ponderal, diarreia, surgimento de pólipos nasais, má absorção intestinal, anemia ferropriva, dedos hipocráticos (baqueteamento digital). 


O tratamento deve ser precoce, visando prevenir e tratar as disfunções orgânicas e sistêmicas.


 Como o paciente tem deficiência na absorção de vitaminas lipossolúveis, deve repor essas enzimas quando necessário. Portanto, alternativa correta letra D.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais