Buscar

PERGUNTA 2 “É frequentemente necessário calcular o momento de inércia de uma área composta por várias partes distintas as quais são representadas p...

PERGUNTA 2
“É frequentemente necessário calcular o momento de inércia de uma área composta por várias partes distintas as quais são representadas por elementos de formas geométricas simples. O momento de inércia é a integral ou soma dos produtos da distância ao quadrado vezes o elemento da área [...]. Adicionalmente, o momento de inércia de uma área composta sobre um eixo específico é, portanto, simplesmente a soma dos momentos de inércia de seus componentes sobre o mesmo eixo” (PYTEL, A.; KIUSALAAS, J. Engineering Mechanics: Dynamics. 2. ed., London: Thomson Learning, 2001. p. 456.)

Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Geometrias complexas podem ser geralmente tratadas como um conjunto de geometrias simples que formam o corpo. Com este artifício, é muitas vezes possível calcular de forma analítica o Momento de Inércia de uma geometria complexa.
II. O cálculo do momento de inércia leva em consideração a distribuição das massas.
III. O momento de inércia possui uma dependência linear em relação a distância do elemento de área.
IV. O momento de inércia de um corpo independe de sua massa.

Agora, assinale a alternativa que traz as afirmativas corretas.
Resposta: I e II
Feedback da resposta:
Sua resposta está correta. Artifícios de simplificação podem ser aplicados a geometrias complexa, a distribuição de massa é importante assim como sua distância ao eixo de cálculo de inércia. Adicionalmente, o momento de inércia de um corpo depende de sua massa.


Essa pergunta também está no material:

Atividade 4_ Mecânica dos Sólidos (estática)
6 pág.

Mecânica dos Sólidos I Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é I e II. Geometrias complexas podem ser tratadas como um conjunto de geometrias simples para calcular o momento de inércia de forma analítica. Além disso, o cálculo do momento de inércia leva em consideração a distribuição das massas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais