Buscar

Assinale a alternativa CORRETA acerca da prisão e demais medidas cautelares de ordem pessoal: a) Conforme previsão do Código de Processo Penal, as...

Assinale a alternativa CORRETA acerca da prisão e demais medidas cautelares de ordem pessoal: a) Conforme previsão do Código de Processo Penal, as medidas cautelares, durante a fase de investigação, podem ser decretadas de ofício pelo juiz. b) De acordo com o Código de Processo Penal, as medidas cautelares de ordem pessoal, como regra geral, serão adotadas independentemente de prévia manifestação da parte acusada. c) Segundo previsão do Código de Processo Penal, o descumprimento da medida cautelar de ordem pessoal é fato que, por si só, autorização a decretação da prisão preventiva. d) Conforme previsão do Código de Processo Penal, nos casos expressamente previstos, a medida cautelar de ordem pessoal poderá ser decretada para evitar a prática de infrações penais.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Conforme previsão do Código de Processo Penal, nos casos expressamente previstos, a medida cautelar de ordem pessoal poderá ser decretada para evitar a prática de infrações penais.

0
Dislike0
User badge image

KEZEN ALMEIDA

b) De acordo com o Código de Processo Penal, as medidas cautelares de ordem pessoal, como regra geral, serão adotadas independentemente de prévia manifestação da parte acusada.

Nos termos do Código de Processo Penal, as medidas cautelares podem ser decretadas de ofício pelo juiz durante a fase de investigação (alternativa a), porém, como regra geral, a adoção de medidas cautelares de ordem pessoal deve ser precedida de prévia manifestação da parte acusada (alternativa b). O descumprimento de medida cautelar não autoriza automaticamente a decretação da prisão preventiva (alternativa c). Quanto à alternativa d, a medida cautelar não tem como objetivo evitar a prática de infrações penais, mas sim garantir a ordem pública, a instrução criminal ou a aplicação da lei penal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais