Buscar

"Esclarecimento [Aufklärung] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu...

"Esclarecimento [Aufklärung] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outro. Sapere aude!"

KANT, Immanuel. Textos seletos. Tradução de Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 63.

Sobre o pensamento de Kant, a partir da obra Resposta à pergunta: o que é esclarecimento, é correto afirmar que:

selecione a resposta correta:

A) A saída da menoridade significa o processo de obter 18 anos, sem o qual a capacidade cognitiva do ser humano é prejudicada.

B) A saída da menoridade significa o processo de se tornar adulto, libertando-se da "criança interior" que existe no ser humano.

C) A saída da menoridade é uma ilusão, pois a preguiça e covardia impedem que o homem atinja a maturidade intelectual.

D) A saída da menoridade significa a capacidade de pensar por si mesmo, agindo com autonomia.

E) Autonomia e liberdade jamais são possíveis concomitantemente. É por isso que, para Kant, jamais será possível a plena saída da menoridade.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D) A saída da menoridade significa a capacidade de pensar por si mesmo, agindo com autonomia. Segundo Kant, o esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, que é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. Portanto, a saída da menoridade implica na capacidade de pensar de forma autônoma, sem depender da orientação de terceiros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais