Buscar

A madeira é um material produzido a partir das plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e re...

A madeira é um material produzido a partir das plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. Sendo ainda um material de baixo impacto ambiental.

Grupo de escolhas da pergunta De uma forma geral a extração da madeira para uso na construção civil apresenta grandes impactos ambientais quando comparado com a extração para outros tipos de utilização. Pois uma exploração extrativista sem plano de manejo adequado das matas nativas, geram grandes volumes de extração de apenas algumas espécies definidas pelo mercado.

Podemos compreender que a madeira é um dos materiais mais antigos da humanidade, porém sua utilização na construção civil é recente, destacando-se atualmente pelo seu aspecto arquitetônico agradável.

Podemos definir a madeira seca, como sendo o elemento com uma umidade adquirida nas condições atmosféricas do local, ou seja, é a madeira que atingiu um ponto de equilíbrio no meio em que ela está inserida. A NBR 7190 (ABNT, 1997) considera o valor de umidade de 25% como referência.

No sul e sudeste, podemos destacar que o eucalipto se apresenta como um material econômico com boas qualidades para a construção civil, sendo utilizado em larga escala em áreas de reflorestamento devido a sua facilidade de adaptação nestas regiões e sua produção em curto prazo.

O projetista precisa ter atenção na umidade presente na peça de madeira, que destaca-se como característica fundamental para a sua aplicação, pois a mesma está unicamente relacionada com a propriedade física.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A madeira é um material produzido a partir das plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. É resistente e relativamente leve, sendo frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. Além disso, é um material de baixo impacto ambiental. Na construção civil, a extração da madeira pode apresentar grandes impactos ambientais, especialmente quando não há um plano de manejo adequado das matas nativas. Isso ocorre devido à exploração extrativista sem controle, que gera grandes volumes de extração de apenas algumas espécies definidas pelo mercado. Apesar de ser um dos materiais mais antigos da humanidade, a utilização da madeira na construção civil é relativamente recente. Atualmente, destaca-se pelo seu aspecto arquitetônico agradável. A madeira seca é aquela que atingiu um ponto de equilíbrio com a umidade do ambiente em que está inserida. A NBR 7190 (ABNT, 1997) considera o valor de umidade de 25% como referência. No sul e sudeste do Brasil, o eucalipto é amplamente utilizado na construção civil devido à sua facilidade de adaptação nessas regiões e sua produção em curto prazo. É um material econômico e apresenta boas qualidades para esse fim. O projetista deve estar atento à umidade presente na peça de madeira, pois ela é uma característica fundamental para a sua aplicação, estando diretamente relacionada com suas propriedades físicas.

0
Dislike0
User badge image

Jordao Júnior

O projetista precisa ter atenção na umidade presente na peça de madeira, que destaca-se como característica fundamental para a sua aplicação, pois a mesma está unicamente relacionada com a propriedade física.




0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais