I. As pessoas com deficiências precisavam ser preparadas para que depois pudesse ser-lhes garantido o acesso aos bens materiais e o convívio na comunidade, com os seus pares. II. A pessoa não precisa modificar-se para viver em sociedade, isto porque a comunidade é que se adapta para atender as limitações e necessidades daqueles que têm algum tipo de deficiência. III. O problema estaria centrado no sujeito e a sociedade não tinha a necessidade, nem a possibilidade de modificar-se para que esta pessoa pudesse ser integrada à sociedade. A pessoa com deficiência precisaria se adaptar à sociedade. IV. O Paradigma de Serviços defende a integração progressiva das pessoas com deficiências na vida em comunidade, junto às pessoas consideradas normais, mas, para que isso ocorra, é necessário um trabalho conjunto entre as instâncias administrativas que regulam o sistema regular e o sistema de ensino da Educação Especial. a) As alternativas I, II e III estão corretas. b) As alternativas I, III e IV estão corretas. c) As alternativas II, III e IV estão corretas.
Pergunta 2 Atualmente, as políticas educacionais defendem o princípio denominado de inclusão, nele, o aluno deve ser inserido no meio social independente de suas limitações. Em relação a este princípio, é correto afirmar:
c. O fato de apenas inserir uma pessoa com deficiência em uma escola regular não garante que ela seja inclusiva. Poderá somente ser considerada inclusiva quando atender e responder com qualidade as necessidades educacionais de todos os estudantes.
Pergunta 3 Em nossa sociedade sempre existiu pessoas com deficiências. Contudo, apenas a partir de 1820 é que se observa um movimento no sentido de garantir alguns direitos para esses grupos. O primeiro movimento foi denominado Paradigma da Institucionalização. Em relação a este paradigma é correto afirmar:
I. Anterior ao movimento de institucionalização, as pessoas com deficiências não eram notadas na sociedade brasileira, porque o país tinha uma economia pautada nos ganhos com a agricultura e eles não eram percebidos porque conseguiam, sem dificuldades, lidar com a terra. II. É um movimento que busca oferecer um atendimento às pessoas com deficiências e inicialmente se inicia com a criação do Instituto Benjamim Constant e com o Instituto Nacional de Educação de Surdos. III. Os dois institutos criados poderiam ser frequentados pelas pessoas com deficiências, independente de classe social. IV. No ano de 1950, é criada a Associação de Assistência a Criança Defeituosa (AACD) e, em 1954, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). c. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Pergunta 4 Em relação ao atendimento educacional especializado, é correto afirmar:
d. É oferecido por um profissional habilitado ou especialista na área de educação especial.
Pergunta 5 Hoje em dia, busca-se uma sociedade e uma escola inclusivas. De acordo com os nossos estudos, quais determinações estariam em conformidade com os preceitos da inclusão?
e. Atender os alunos de forma que se respeitem as suas necessidades e limitações, visando sempre à aprendizagem e ao desenvolvimento.