Buscar

. Absorção de nutrientes catiônicos. Considere a aplicação de cloreto de potássio (KCl) em um solo agrícola com pH próximo a sua neutralidade. Desc...

. Absorção de nutrientes catiônicos. Considere a aplicação de cloreto de potássio (KCl) em um solo agrícola com pH próximo a sua neutralidade. Descreva o caminho do potássio (K+ ) no solo (desde sua disponibilização e movimentação no solo, e fatores que podem afetar sua disponibilidade para as plantas – umidade do solo, compactação etc.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O potássio (K+) presente no cloreto de potássio (KCl) aplicado em um solo agrícola com pH próximo à neutralidade passa por um processo de disponibilização e movimentação no solo antes de estar disponível para as plantas. Inicialmente, o K+ é liberado do KCl e se dissolve na água presente no solo. A disponibilidade do potássio para as plantas é influenciada por fatores como a umidade do solo, a compactação e a presença de outros nutrientes. A umidade do solo desempenha um papel importante na disponibilidade do potássio, pois afeta a solubilidade do KCl e a capacidade de absorção das raízes das plantas. Em solos muito secos, a disponibilidade de potássio pode ser reduzida, enquanto em solos excessivamente úmidos, o potássio pode ser lixiviado, ou seja, lavado para camadas mais profundas do solo, tornando-se menos acessível para as plantas. A compactação do solo também pode afetar a disponibilidade de potássio. Solos compactados têm menor porosidade, o que dificulta a movimentação da água e a absorção de nutrientes pelas raízes das plantas, incluindo o potássio. Além disso, a presença de outros nutrientes no solo pode influenciar a disponibilidade de potássio. Por exemplo, altos níveis de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) podem competir com o potássio pelas mesmas posições de troca no solo, reduzindo sua disponibilidade para as plantas. Em resumo, o potássio presente no cloreto de potássio passa por um processo de dissolução e disponibilização no solo, sendo influenciado pela umidade do solo, compactação e presença de outros nutrientes. Esses fatores podem afetar a disponibilidade do potássio para as plantas.

0
Dislike0
User badge image

Fatima Silva

Descreva o caminho do potássio (K+) no solo (desde sua disponibilização e movimentação no solo, e fatores que podem afetar sua disponibilidade para as plantas – umidade do solo, compactação etc.).


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais