Em relação ao processo de identificação das pessoas com AH/SD, analise as seguintes afirmativas: I – Entre os instrumentos de identificação, Virgolim (2007, p. 58) orienta que, nos casos de indicações por professores, o processo pode ser informal e o docente demonstra “outras características que não aquelas tradicionalmente acessadas por testes de inteligência”. II – Virgolim (2007) esclarece que a utilização de escalas para avaliação de características comportamentais de alunos AH/SD auxiliam o professor na identificação de características comportamentais desse aluno em áreas como Liderança, aprendizagem, motivação, criatividade, artes, planejamento e comunicação. III – A identificação dos alunos com AH/SD não requer instrumentos específicos, pois, eles se sobressaem sempre dos seus pares. IV – Outras possibilidades de identificação desse aluno são o portfólio de produção ao longo do ano letivo e também as indicações de pais e colegas de turma. As assertivas CORRETAS são:
De acordo com o trecho: Na Grécia Antiga, os papéis dos cidadãos dependiam de suas capacidades e habilidades. Dessa forma, eram os mais sábios e inteligentes, que recebiam as funções de governo. Percebe-se como essa iniciativa, a existência de um trabalho de política socioeducacional para identificar as pessoas mais capazes e habilidosas, as quais recebiam benefícios diferenciados em relação ao restante da população. De forma semelhante, na Turquia, durante séculos XVI e XIX, centenas de jovens eram selecionados, de acordo com suas habilidades e inteligência. Podemos concluir que a afirmativa é:
“Pode ser definido como regras, normas, valores, princípios que surgem em um momento determinado e norteiam o comportamento de um grupo”. O conceito acima refere-se a:
Paradigma
A primeira medida pedagógica que permitiu aos alunos superdotados a aceleração da aprendizagem por meio de promoções a cada seis meses. Ela foi adotada em:
1862
O censo escolar de 2005 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) registrou:
1.928 matrículas de alunos com altas habilidades ou superdotação em todo o país.
As instituições brasileiras pioneiras de atendimento às pessoas com deficiência foram, EXCETO: