Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o conteúdo apresentado na disciplina “Segurança Internacional”, sobre o campo de conhecimento multidisciplinar denominado Estudos Estratégicos, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Os Estudos Estratégicos surgiram no início de 1940 com o objetivo de compreender o papel da força militar dentro do sistema internacional.
II. Os pesquisadores do campo Estudos Estratégicos foram pioneiros em abordar a temática da segurança a partir da noção de sobrevivência no sistema internacional.
III. Os Estudos Estratégicos tinham como objeto de estudo as armas atômicas. Esses estudos se desenvolveram dentro do contexto da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética.
IV. Os Estudos Estratégicos defendiam duas premissas: i) regimes democráticos evitam guerras e zelam pela harmonia de interesses entre Estados e, ii) arranjos institucionais internacionais determinam o comportamento de indivíduos em situação de conflito.
A Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D: Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

zagem 3, “Para Kaldor (2012) podemos definir as novas guerras como um novo tipo de conflito violento, em que as partes envolvidas geralmente não têm objetivos geopolíticos ou ideológicos. Esses novos conflitos tendem a envolver uma identidade particular. Esses conflitos envolvem exércitos, forças policiais, gangues, milícias e paramilitares, organizados de forma descentralizada e utilizando métodos não tradicionais”. As alternativas I (As novas guerras são um fenômeno estatal, no sentido de que ocorre entre os Estado) e II (As novas guerras ocorrem por meio dos conflitos ideológicos e da busca por glória ou segurança) estão, portanto, incorretas. Fonte: VILLA, Rafael Duarte. Segurança Internacional. Curitiba: InterSaberes, 2020 (Capítulo 3 - As caraterísticas das novas guerras). Fonte: Rota de Aprendizagem 3 (Caraterísticas da nova guerra).


C Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

Questão 2/10 - Segurança Internacional “Apesar de preservar a centralidade do Estado como o ator por excelência nas dinâmicas de segurança internacional, o conceito deixava claro que as ameaças atuais não estavam contidas à esfera militar e afetavam tanto os Estados, quanto suas populações. Estas contribuições iniciais sugeriam que o conceito de segurança, a fim de responder aos novos desafios à segurança internacional, deveria ser aberto em duas direções: em primeiro lugar, o objeto referente da segurança, ou seja, aquilo que deve ser preservado das ameaças, não deveria estar restrito ao nível estatal, abarcando também o indivíduo abaixo e o sistema internacional acima. (Sheehan, 2004). Segundo, os setores de segurança não deveriam estar restritos ao domínio militar, permitindo a incorporação de outras dimensões, como a dimensão econômica, societal ou ambiental. Assim, a Escola de Copenhagen vai identificar variados setores de segurança, cada um desses setores é operacionalizado analiticamente levando-se em conta os objetos referentes e os atores securitizadores”. Fonte: VILLA, Rafael Duarte. Segurança Internacional. Curitiba: InterSaberes, 2020 (Capítulo 2 - A multidimensionalidade dos setores de segurança e os complexos regionais de segurança). Vimos com a Teoria da Securitização que os Estados sofrem ameaças de diversos setores, tais como: político, econômico e social. Com base nessa informação, examine as afirmativas abaixo, marcando-as com V para verdadeiro e F para falso para, em seguida, selecionar a alternativa com a sequência correta. ( ) O setor econômico está vinculado à sobrevivência do Estado em uma lógica capitalista. ( ) No setor societal as ameaças vêm de identidades coletivas que podem existir e funcionar sem a necessidade do Estado. ( ) Temas ciber espaciais também podem gerar ameaças a existência de Estados, desta forma, crimes cibernéticos, por exemplo, podem ser temas propícios para o processo de securitização. ( ) A agenda científica, construída fora dos fóruns políticos e composta, principalmente, por cientistas e instituições de pesquisa, oferece uma lista de problemas ambientais que prejudicam ou têm potencial para prejudicar a evolução da civilização atual. Nota: 10.0


A F, F, V, V
B F, F, V, F
C V, V, F, F
D V, V, V, F
E V, V, V, V

Partindo do conteúdo ministrado pela professora Caroline Cordeiro na aula 3, sobre as características das alterações nos conflitos mundiais no pós-Guerra Fria, examine as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. No final da Guerra Fria a prioridade era manter linhas ideológicas e montar alianças ideológicas.
II. O fim da Guerra Fria alterou a natureza do poder e do conflito e modificou a distribuição de poder.
III. O fim da Guerra Fria representou o início da competição por acesso a suplementos vitais e econômicos, tais como água, petróleo e gás.
IV. O fim da Guerra Fria apresentou um jogo de poder estratégico-militar, um jogo de poder econômico e um jogo de poder de relações transnacionais, de natureza múltipla e não necessariamente estatal.
A Apenas a afirmativa II está correta.
B Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
E Todas as afirmativas estão corretas.

Qual das alternativas abaixo contém as afirmativas corretas?

I. Nesse cenário exige uma atuação do Estado que foge aos procedimentos políticos comuns.
II. Identifica-se o ato de fala como um divisor de águas, sendo responsável por mudar o status de determinado tema. Por exemplo, “estamos em guerra”, o status anterior era sem guerra.
III. Dois pontos são extremamente relevantes para essa etapa, o discurso do agente securitizador e o envolvimento do Estado com o tema, com a utilização dos aparatos estatais disponíveis.
IV. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina