Buscar

Considerando as duas asserções, assinale a alternativa correta sobre a importância dos sofistas nos debates em busca da justiça: I- A justiça se c...

Considerando as duas asserções, assinale a alternativa correta sobre a importância dos sofistas nos debates em busca da justiça:

I- A justiça se configurava não apenas na conservação das leis, mas também em permitir e viabilizar sua mudança sem destruir a comunidade política. A única maneira de realizar mudanças na ordem política, sem destruição, é através do debate para chegar ao consenso, isto é, a expressão pública da vontade da maioria, obtida pelo voto dos cidadãos reunidos em assembleia.
II- A atuação dos sofistas, que ofereciam seus préstimos como professores da arte da discussão e da persuasão, tinha muito valor e importância. Os jovens que pudessem pagar pelo trabalho dos sofistas eram orientados a discutir em público com excelente retórica, combater ou defender opiniões, aprendiam a usar argumentos persuasivos tanto para os prós como para os contras em todas as questões.
a) A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
b) A asserção I é verdadeira e a asserção II a complementa e explica.
c) As duas asserções são falsas.
d) A asserção II se contrapõe à asserção I.
e) A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

Essa pergunta também está no material:

Av2 - Ética, Política e Sociedade - A
3 pág.

Ética, Politica e Sociedade Universidade Pitágoras AnhangueraUniversidade Pitágoras Anhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) A asserção I é verdadeira e a asserção II a complementa e explica. Os sofistas desempenharam um papel importante nos debates em busca da justiça, pois defendiam a ideia de que a justiça não se limitava apenas à conservação das leis, mas também envolvia a possibilidade de mudança e evolução da comunidade política. Além disso, os sofistas ensinavam a arte da discussão e persuasão, capacitando os jovens a argumentar e debater publicamente, o que contribuía para o desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade de persuasão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais