As células pluripotentes são assim chamadas por possuir a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. II. As células-tronco adultas são chamadas de multipotentes por serem mais versáteis que as embrionárias e encontram-se principalmente na medula óssea. III. As células-tronco multiplicam-se através do processo de divisão celular chamado mitose. IV. As células-tronco de adultos são originárias apenas de organismos adultos. Assinale a alternativa que contém as informações verdadeiras.
I. As células pluripotentes são assim chamadas por possuir a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. II. As células-tronco adultas são chamadas de multipotentes por serem mais versáteis que as embrionárias e encontram-se principalmente na medula óssea. III. As células-tronco multiplicam-se através do processo de divisão celular chamado mitose. IV. As células-tronco de adultos são originárias apenas de organismos adultos. a. Multipotentes. b. Potentes. c. Natural killer. d. Onipotentes. e. Pluripotentes.
Qual das alternativas apresenta a sequência correta das respostas?
a. I e IV. b. II e IV. c. I e III. d. I e II. e. Apenas I.
Células-tronco embrionárias são aquelas encontradas em embriões ou em sangue do cordão umbilical e que são capazes de se transformar em qualquer célula do corpo. Como também são chamadas as células-tronco embrionárias? Assinale a alternativa correta.
a. Embriões fruto de fertilização in vitro que não foram utilizados no procedimento, que são inviáveis ou que estão congelados há mais de 3 anos. b. Embriões inviáveis ou que seriam descartados e que estão congelados há mais de 3 anos. c. Embriões fruto de fertilização in vitro que são inviáveis ou que estão congelados há mais de 5 anos. d. Embriões fruto de inseminação artificial ou embriões inviáveis congelados há mais de 5 anos. e. Embriões fruto de inseminação artificial que seriam descartados ou que estão congelados há mais de 5 anos.
A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência
a. aumento da produção de insulina em menor tempo. b. diminuição da eficácia da insulina produzida. c. aumento da dependência de animais abatidos para a obtenção de insulina. d. diminuição da quantidade de insulina produzida. e. aumento da resistência à insulina em indivíduos diabéticos.