Para Strobel (2009, p. 19), os surdos eram proibidos receberem comunhão porque eram incapazes de confessar seus pecados, também haviam decretos bíblicos contra o casamento de duas pessoas surdas só sendo permitido aqueles que recebiam favor do Papa. Também existiam leis que proibiam os surdos de receberem heranças, de votar, enfim de todos os direitos de cidadãos. Considerando os processos de exclusão social em que o surdo estava inserido, avalie as afirmacoes a seguir: I. Os surdos eram considerados pessoas não educáveis e incapazes de viver socialmente, completamente segregados e excluídos. II. As pessoas surdas não sabiam falar, nem expressar palavras, isso as impedia de ter a consciência como as pessoas ouvintes. III. Os surdos eram pessoas possíveis de serem treinadas. IV. A partir do século XX, o contexto em que se insere a surdez passa por diversas modificações, surgem as escolas bilíngues e a completa aceitação dos surdos. É CORRETO apenas o que se afirma em
I. Os surdos eram considerados pessoas não educáveis e incapazes de viver socialmente, completamente segregados e excluídos. II. As pessoas surdas não sabiam falar, nem expressar palavras, isso as impedia de ter a consciência como as pessoas ouvintes. III. Os surdos eram pessoas possíveis de serem treinadas. IV. A partir do século XX, o contexto em que se insere a surdez passa por diversas modificações, surgem as escolas bilíngues e a completa aceitação dos surdos. I, III e IV. I, II e IV. I e II. II, III e IV. I, II, III e IV.
(UERGS/RS – 2019) Conforme Strobel (2009) cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitá-vel, ajustando-o com suas percepções visuais, que contribuem para a defini-ção de identidades surdas e das almas das comunidades surdas. Isso significa que ela abrange
a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo. os amigos, a cultura e as viagens do povo surdo. família, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo. a escola, a família, os costumes linguísticos e sociais do povo surdo. a escola, a família, os costumes do povo surdo.
O processo de transmissão cultural dos sujeitos surdos se dá através de experiências
visuais, artísticas, sociais, contando com o auxílio de médicos e fonoaudiólogos. em contato com a comunidade ouvinte a fim de possibilitar conhecimento efetivo. familiares, visuais, com especialistas, médicos e fonoaudiólogos. visuais, em escolas de surdos, em contato com a comunidade surda. visuais, artísticas, clínicas e em escolas inclusivas.