Questão 4 Phainomai (grego) = fenômeno = brilhar, aparecer, mostrar-se, manifestar. Logos (grego) = discurso, no sentido de descrição ou um dizer racional. Fenomenologia = descrição racional dos fenômenos ou descrição de tudo aquilo que se manifesta. A relação entre Psicologia e Fenomenologia vem desde os primórdios das investigações de Edmund Husserl (1859 – 1938) que, imerso no ambiente positivista da época (sec. XIX), buscava oferecer um fundamento filosófico para a psicologia. Sobre Edmund Husserl e a fenomenologia, é INCORRETO afirmar:
a. Husserl participa de aulas de Franz Brentano (1838 – 1917) em Viena. Brentano era ex-padre católico e conhecia bem a filosofia medieval e Aristóteles. b. Husserl, através da fenomenologia vai buscar fundamentar uma racionalidade não reducionista. c. Através da penetração nas coisas mesmas buscava-se a ideia ou a essência das coisas. d. Não tinha interesse pela essência das coisas, mas apenas pela aparência. e. Aproxima-se da filosofia e para ele tornar-se cristão significa aceitar uma universalidade de atitudes.
Questão 3 Sobre a Empatia, todas as afirmacoes estão corretas, exceto:
a. O ato empático se manifesta como um dinamismo imprescindível para a compreensão das estruturas presentes na subjetividade e na intersubjetividade humana. b. A empatia é um instrumento natural, imediato, tipicamente humano através do qual se pode compreender os outros, as suas vivências, os seus estados de ânimo, os seus sentimentos. É uma modalidade que não se aprende ou se aplica quando surge a necessidade, mas é inerente à pessoa, nos permite compartilhar alegrias e dores dos outros de maneira imediata. c. Quando perdemos essa capacidade de reconhecer o outro como semelhante, quando o objetificamos, nós nos desumanizamos também. d. É um ato de consciência que permite ao ser humano reconhecer que as outras pessoas, mesmo possuindo especificidade e individualidade próprias, são seres humanos como ele e se revelam imediatamente diferentes de um animal ou um determinado objeto. e. A empatia é um instrumento, uma técnica que deve ser utilizada para gerar conexão entre as pessoas.
a. As experiências comunitárias promovem o desenvolvimento da nota própria do indivíduo. b. Viver de modo individualista é a melhor maneira que desenvolver as próprias capacidades. c. Cada pessoa só consegue desenvolver sua própria humanidade por meio da mediação de seus semelhantes. d. Considerar um indivíduo humano isolado é considerá-lo de modo parcial. Sua existência é uma existência em um mundo, sua vida uma vida em comunidade. e. À medida que se põe à serviço da comunidade, a pessoa desenvolve suas potencialidades.