Questão 9
Sabendo que a “maturidade não é uma subida penosa, cheia de solavancos e duros esforços, guiada pela vontade de se construir graças somen...
Questão 9 Sabendo que a “maturidade não é uma subida penosa, cheia de solavancos e duros esforços, guiada pela vontade de se construir graças somente aos próprios esforços. É, antes, uma descida até ao mais fundo de si e um salto no mundo da simplicidade, da calma, da paz e do abandono a Deus,” marque a única alternativa INCORRETA:
a. O caminho para a maturidade requer paciência e persistência. b. Ninguém pode transformar o outro de fora para dentro através de manipulação. c. O crescimento no amor não diz respeito à maturidade. d. A verdadeira mudança pode acontecer a partir de dentro da própria pessoa. e. Nenhum de nós já chegou à plena maturidade, somos seres em processo.
Questão 3 Sobre a Empatia, todas as afirmacoes estão corretas, exceto:
a. O ato empático se manifesta como um dinamismo imprescindível para a compreensão das estruturas presentes na subjetividade e na intersubjetividade humana. b. A empatia é um instrumento natural, imediato, tipicamente humano através do qual se pode compreender os outros, as suas vivências, os seus estados de ânimo, os seus sentimentos. É uma modalidade que não se aprende ou se aplica quando surge a necessidade, mas é inerente à pessoa, nos permite compartilhar alegrias e dores dos outros de maneira imediata. c. Quando perdemos essa capacidade de reconhecer o outro como semelhante, quando o objetificamos, nós nos desumanizamos também. d. É um ato de consciência que permite ao ser humano reconhecer que as outras pessoas, mesmo possuindo especificidade e individualidade próprias, são seres humanos como ele e se revelam imediatamente diferentes de um animal ou um determinado objeto. e. A empatia é um instrumento, uma técnica que deve ser utilizada para gerar conexão entre as pessoas.
a. As experiências comunitárias promovem o desenvolvimento da nota própria do indivíduo. b. Viver de modo individualista é a melhor maneira que desenvolver as próprias capacidades. c. Cada pessoa só consegue desenvolver sua própria humanidade por meio da mediação de seus semelhantes. d. Considerar um indivíduo humano isolado é considerá-lo de modo parcial. Sua existência é uma existência em um mundo, sua vida uma vida em comunidade. e. À medida que se põe à serviço da comunidade, a pessoa desenvolve suas potencialidades.