QUESTÃO 10
A ordem Primata é composta por seres humanos, prossímios, társios e antropoides, sendo que estudos recentes apontam que o ambiente arbor...
QUESTÃO 10 A ordem Primata é composta por seres humanos, prossímios, társios e antropoides, sendo que estudos recentes apontam que o ambiente arborícola exigiu que os representantes dessa ordem se adaptassem às condições diversas. Analise as afirmativas a seguir, assinalando-as como (V) verdadeiras ou (F) Falsas:
( ) Os primatas desenvolveram habilidades de fixar-se com as caudas em galhos e troncos das árvores, o que permitiu uma maior adaptação ao ambiente de solo. ( ) O hábito arborícola demandou uma redução do número de filhotes e um maior cuidado parental. ( ) Entre as características que propiciaram uma maior adaptação aos primatas está a possibilidade de rotação dos membros superiores e a redução da liberdade de movimentos de mãos e pernas. ( ) Outra característica observada entre os primatas que possibilitaram uma maior adaptação ao ambiente arborícola está o posicionamento dos olhos situados de maneira lateral aos ossos temporais, denominada de visão binocular. A) F, V, F e V. B) V, V, F e V. C) F, F, F e V. D) V, V, V e V. E) F, V, F e F.
QUESTÃO 4 Um veículo de massa 750 kg está contornando uma rotatória (rótula) na cidade de Palmas - TO. Sabendo-se que essa rotatória possui diâmetro igual a 0,090 km e que, o coeficiente de atrito entre asfalto e os pneus desse veículo é igual a µ = 0,8; podemos afirmar que a velocidade máxima aproximada em km/h que o veículo pode atingir para que possa contornar a rotatória deve será aproximadamente: Obs.: Adote g = 10 m/s2.
A) v= 18,97 Km/h B) v= 68,3 Km/h C) v= 36,42 Km/h D) v= 56,25 Km/h
O produto de excreção observado em células metazoárias é a amônia (NH3), resultado da degradação de moléculas de nitrogênio nos órgãos especializados para a mitigação da toxicidade da amônia em compostos menos agressivos ao organismo. Nesse sentido, a amônia pode ser convertida em ácido úrico e ureia, por exemplo, dependendo do organismo avaliado.
Dessa maneira, sobre os tipos de sistemas excretores encontrados em metazoários, podemos afirmar que:
A) Em vertebrados, os rins são formados pelos néfrons, túbulo especializado em forma de novelo em volta de capilares sanguíneos que se estendem à bexiga. B) Na classe Insecta, os órgãos responsáveis pela excreção são os Túbulos de Malpighi, que apresentam estruturas tubulares abertas em ambas as extremidades e que se abrem sobre a hemolinfa. C) Os órgãos excretores em artrópodes podem variar dentro dos diversos grupos que compõem o filo. Em algumas espécies de aranhas, por exemplo, duas glândulas na base das pernas - glândulas coxais que são muito semelhantes às glândulas antenais encontradas em crustáceos, sendo essas estruturas homólogas aos metanefrídios. D) Em minhocas e moluscos, os órgãos responsáveis pela excreção são os metanefrídios, que consistem de um tubo fechado nas duas extremidades, sendo uma delas mais larga com células ciliadas – denominado de nefróstoma. E) Em platelmintos, os órgãos excretores são os protonefrídios constituídos de células ciliadas denominadas de células de gelo e que exercem a função de excretar uréia para dentro da cavidade corporal do organismo.