“A família é o primeiro e principal grupo que existe na sociedade, encarregado de cuidar dos seus membros. Quando ela precisa de ajuda, devem os demais grupos ajudar, segundo o princípio da solidariedade.” Leia as sentenças que seguem e complete as lacunas com os termos oportunos, assinalando a alternativa correspondente.
I. O auxílio pode ser econômico (Bolsa Família), psicológico, educativo, escolar, hospitalar, jurídico, alimentar, cultural, reprodutivo, etc. Mas essa ajuda _____ atropelar o direito dos pais com relação aos filhos. II. O princípio que regula a ajuda dentro dos limites para não se atropelar a família, chama-se princípio da ______. III. Os pais _____ de transmitir suas crenças ao filho e escolher atividades culturais e esportivas, até que o filho possa fazê-lo por conta própria. IV. Cabe _____ definir o tipo de educação escolar que desejam para os brasileiros menores de idade. As leis garantem isso.
a) ( ) “não pode” ; “felicidade”; “têm o direito”, “aos pais”. b) ( ) “não pode” ; “subsidiariedade”; “não têm o direito”, “ao Estado”. c) ( ) “não pode” ; “afetividade”; “não têm o direito”, “aos pais”. d) ( ) “não pode” ; “subsidiariedade”; “têm o direito”, “aos pais”.
Leia as afirmativas abaixo, julgando-as como verdadeiras ou falsas e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A lei diz como cada entidade deve funcionar para que haja harmonia, em benefício das famílias e seus filhos. II. Vereadores, deputados, prefeitos, governadores, juízes, ministros, presidente e uma multidão de servidores públicos devem trabalhar para garantir que as necessidades das pessoas e de suas famílias sejam atendidas. Temos direito de exigir do Estado – dessas pessoas que representam o Estado - nossos direitos. III. A família, o Estado e outras entidades, portanto, fazem parte da vida de cada um de nós. Quando somos menores, elas exercem um tipo de controle sobre nossa vida e nos orientam. IV. O Estado organiza os poderes e os fluxos de gerenciamento do pode
As leis são disposições ou comandos sobre o que cada um tem de direito, poder e dever. Assim, as leis dizem o que compete aos pais, avós, parentes, professores, conselheiros tutelares etc. V. A principal lei do Brasil é o Código Civil.
a) ( ) Todas as alternativas são verdadeiras. b) ( ) São verdadeiras somente as afirmativas I e II. c) ( ) É falsa a afirmativa V. d) ( ) É falsa a afirmativa III.
a) ( ) Todas as alternativas são verdadeiras. b) ( ) São verdadeiras somente as afirmativas I e II. c) ( ) É falsa a afirmativa V. d) ( ) É falsa a afirmativa III.
Quanto ao poder familiar, não é correto dizer que:
( ) O poder familiar é instituto que legitima a interferência na vida do indivíduo em “peculiar condição de pessoa em desenvolvimento” - CF, art. 227, §3°, inciso V. ( ) Pode ser entendido como síntese de poderes, deveres e direitos que possibilitam a condução dos atos e da vida da pessoa absoluta ou relativamente incapaz em decorrência da idade (criança e adolescente, nos termos do ECA). ( ) Tem em vista preparar o filho para o exercício pleno da liberdade, fato que se consuma, de ordinário, quando atinge a maioridade e passa a gozar de plena capacidade de exercício. ( ) É um poder-dever, ou seja, os pais podem conduzir a vida dos filhos como bem desejar, sem que lhes possa exigir qualquer dever em concreto. a) ( ) O poder familiar é instituto que legitima a interferência na vida do indivíduo em “peculiar condição de pessoa em desenvolvimento” - CF, art. 227, §3°, inciso V. b) ( ) Pode ser entendido como síntese de poderes, deveres e direitos que possibilitam a condução dos atos e da vida da pessoa absoluta ou relativamente incapaz em decorrência da idade (criança e adolescente, nos termos do ECA). c) ( ) Tem em vista preparar o filho para o exercício pleno da liberdade, fato que se consuma, de ordinário, quando atinge a maioridade e passa a gozar de plena capacidade de exercício. d) ( ) É um poder-dever, ou seja, os pais podem conduzir a vida dos filhos como bem desejar, sem que lhes possa exigir qualquer dever em concreto.
De acordo com o artigo 1630, do Código Civil diz-se que: Os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto menores. Em relação à gestão desse poder, julgue as afirmativas, abaixo, como falsas ou verdadeiras e, em seguida, assinale a alternativa correspondente.
I. Os pais têm o direito de educar os filhos e os demais devem respeitar os pais nessa importante tarefa. II. Os pais não têm exclusividade no poder familiar e devem compartilhar com o Estado esse poder. III. O poder familiar pertence à mãe, antes de tudo, e só secundariamente se permite ao pai gerenciar esse poder. IV. Quando há forte dúvida entre pai e mãe quanto ao modo de gerir a vida do filho, a lei recomenda que recorram aos avós, primeiro os maternos e depois os paternos, se a dúvida permanecer. a) ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras. b) ( ) Apenas a afirmativa I é verdadeira. c) ( ) Apenas a afirmativa II é verdadeira. d) ( ) Apenas a afirmativa IV é verdadeira.
Assinale a alternativa incorreta: o, sem que exista algum outro motivo que por si só autorize a decretação da (4) _______ do poder familiar, a criança ou o adolescente deverá ser mantido em sua família (5)______, a qual obrigatoriamente deverá ser incluída em serviços e programas oficiais de prote
a) ( ) Tutela b) ( ) Adoção c) ( ) Guarda d) ( ) Destituição
A lei diferencia algumas configurações familiares e, por isso, o ECA usa os termos “família natural”, “família extensa” e “família substituta” para fixar direitos e deveres aos responsáveis em situações diversas. De acordo com o ECA, as modalidades de família são:
I. Família natural – a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes; II. Família extensa ou ampliada – aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. III. Família substituta, como o nome sugere, será aquela que sucede a família de origem, ou biológica. Ela se constitui mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente (ECA, art. 28).
Diante disso, pode-se dizer que:
a) ( ) A família natural é o mesmo que família extensa. b) ( ) A família extensa é o mesmo que família substituta. c) ( ) Os avós fazem parte da família natural. d) ( ) Os tios fazem parte da família extensa.
Matheus, de quinze anos de idade, reside em São José da Lapa – MG junto com seus pais e suas três irmãs, maiores de idade. O pai de Matheus é aposentado e recebe um salário mínimo por mês. Os demais familiares encontram-se desempregados há mais de dois anos. A família reside em casa própria e recebe uma cesta básica semanalmente de uma instituição religiosa. Na escola onde estuda, Matheus é considerado pessoa com deficiência, devido a avaliação de psicopedagogo, e, por isso, recebe acompanhamento especial para realização de atividades, tarefas e provas. A família de Matheus foi orientada pela escola a solicitar benefício de prestação continuada – BPC, junto ao Instituto do Seguro Social – INSS. A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, com base na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e após marque a opção correspondente. ( ) Para que Matheus tenha direito ao BPC, sua deficiência deve ser atestada por avaliação médica e social realizada por médicos e assistentes sociais do INSS; ( ) Matheus não tem direito ao recebimento de BPC, porque o seu pai recebe benefício de aposentadoria; ( ) Para receber o BPC, a família deverá comprovar renda mensal per capita igual ou inferior a ¼ do salário mínimo; ( ) Se o BPC for concedido a Matheus e, em seguida, o jovem for contratado por empresa como aprendiz, o benefício será suspenso, pois a lei veda o recebimento concomitante do benefício e de remuneração por trabalho; ( ) A inscrição no Cadastro Único é requisito obrigatório para a concessão do BPC. O cadastramento deve ser realizado antes do requerimento do benefício.
a) ( ) V-V-V-F-V; b) ( ) V-F-V-F-F; c) ( ) V-F-F-F-V; d) ( ) V-F-V-F-V.