Buscar

Conviver com o semiárido significa viver, produzir e desenvolver-se, não dentro de uma mentalidade que valoriza e promove a concentração de bens, m...

Conviver com o semiárido significa viver, produzir e desenvolver-se, não dentro de uma mentalidade que valoriza e promove a concentração de bens, mas, sim, enfatiza a partilha, a justiça e a equidade, querendo bem a natureza e cuidando de sua conservação. Conviver com o semiárido não significa apenas empregar tecnologias diferentes, quer sejam baratas ou caras. Significa abraçar uma proposta de desenvolvimento que afirma ser o semiárido viável, ser o seu povo inteligente e capaz, ser a natureza do semiárido rica e possível, desde que os seres humanos com ela se relacionem de modo respeitoso e que haja políticas públicas adequadas. (CONVIVER, 2021).

Com base no texto apresentado, é correto afirmar em relação ao semiárido brasileiro


01) A fruticultura, atrelada às áreas irrigadas, é suficiente para atender a todos os agricultores da sub-região sertaneja devido à presença do rio São Francisco.
02) É essencial o desenvolvimento de um processo de educação que favoreça a convivência com o semiárido, valorizando o conhecimento construído pelo seu povo.
03) A escassez de chuvas anuais e irregularidades no ritmo das precipitações, ao longo dos últimos anos, têm contribuído para a inexistência de investimentos tecnológicos.
04) A transposição do “Velho Chico” possibilitou um acordo diplomático entre o governo federal e ambientalistas, devido à redução de impactos ambientais e aumento do volume de água.
05) A solução para “combater a seca” está vinculada a projetos assistencialistas, voltados para os mais pobres, como do

Essa pergunta também está no material:

unifran_2022_1_medicina_Modelo_A
23 pág.

Cálculo I Escola Bom JesusEscola Bom Jesus

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto apresentado, é correto afirmar em relação ao semiárido brasileiro: 01) A fruticultura, atrelada às áreas irrigadas, é suficiente para atender a todos os agricultores da sub-região sertaneja devido à presença do rio São Francisco. Resposta: Falsa. A fruticultura e as áreas irrigadas não são suficientes para atender a todos os agricultores da sub-região sertaneja, pois nem todos têm acesso à irrigação e dependem das chuvas para a produção. 02) É essencial o desenvolvimento de um processo de educação que favoreça a convivência com o semiárido, valorizando o conhecimento construído pelo seu povo. Resposta: Verdadeira. É fundamental desenvolver um processo de educação que valorize o conhecimento construído pelo povo do semiárido, para promover a convivência sustentável com essa região. 03) A escassez de chuvas anuais e irregularidades no ritmo das precipitações, ao longo dos últimos anos, têm contribuído para a inexistência de investimentos tecnológicos. Resposta: Falsa. A escassez de chuvas e as irregularidades nas precipitações têm estimulado investimentos tecnológicos para a convivência com o semiárido, como sistemas de captação e armazenamento de água. 04) A transposição do “Velho Chico” possibilitou um acordo diplomático entre o governo federal e ambientalistas, devido à redução de impactos ambientais e aumento do volume de água. Resposta: Falsa. A transposição do rio São Francisco tem sido alvo de debates e controvérsias, envolvendo questões ambientais, sociais e econômicas. 05) A solução para “combater a seca” está vinculada a projetos assistencialistas, voltados para os mais pobres. Resposta: Falsa. A solução para a convivência com o semiárido vai além de projetos assistencialistas, envolvendo a implementação de políticas públicas adequadas, investimentos em tecnologias sustentáveis e valorização do conhecimento local.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais