Logo Passei Direto
Buscar
A violência simbólica é uma das formas de dominação mais profundas e cruéis que se pode conceber. Trata-se assim:


a) De mecanismos sutis de dominação social, utilizados por indivíduos, grupos ou instituições e impostos sobre outros.
b) Da construção da identidade brasileira interiorizada, com normas enunciadas pelos discursos dos estrangeiros que nos colonizaram.
c) De assumir o universo simbólico de um outro, sem perceber que essa “transferência” foi feita, na forma, portanto, de uma dominação no plano simbólico.
d) Somente a alternativa a está correta.
e) As alternativas a, b e c estão corretas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa e) As alternativas a, b e c estão corretas. A violência simbólica refere-se a mecanismos sutis de dominação social, utilizados por indivíduos, grupos ou instituições e impostos sobre outros. Além disso, também envolve a construção da identidade brasileira interiorizada, com normas enunciadas pelos discursos dos estrangeiros que nos colonizaram, e a assimilação do universo simbólico de outro sem perceber que essa transferência foi feita, resultando em uma dominação no plano simbólico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No primeiro texto, a questão do racismo é tratada de forma teórica, enquanto no segundo apresenta-se, sobre este assunto informações associadas à realidade brasileira.


(Adaptado de UEM – Verão 2008). Leia o texto a seguir.
“Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social.”
(BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200)
Podemos concluir do texto que:

I. Os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes.
a) Toda e qualquer reclamação de ocorrência de discriminação e preconceito no espaço escolar deve ser evitada, pois os protagonistas dessas situações não são culpados por tais acontecimentos.
b) O racismo cultural é considerado mais grave do que as formas de racismo individual.
c) A percepção do comportamento discriminatório e do preconceito racial é central numa análise histórica e sociológica que tente compreender as relações sociais vivenciadas na escola.
d) A forma como a criança se relaciona com outras pessoas influencia apenas os componentes sociais de suas experiências.
e) Os valores e costumes são os únicos componentes que influenciam a experiência da criança desde o nascimento.

Mais conteúdos dessa disciplina