Logo Passei Direto
Buscar
Para fins de conforto ambiental em ambientes internos, deve-se avaliar a influência da iluminação natural no cálculo da quantidade de iluminância necessária conforme o uso do espaço. Para cada uso, tem-se uma quantidade de iluminância ideal que deve ser: a. Maior que o necessário, para manter a qualidade da iluminação no nível mínimo exigido, visto que os materiais passam por processos de deterioração. b. Menor que o índice calculado, pois o excesso de iluminação artificial pode interferir nas atividades realizadas no espaço. c. Igual ao mínimo exigido, pois a iluminação natural deve ser a prioridade e a artificial só seria utilizada no período noturno. d. O índice de iluminância deve ficar a critério do arquiteto responsável, pois somente os profissionais dessa área têm conhecimento suficiente para determinar o quanto o espaço deve ser iluminado conforme o uso proposto. e. Maior que o necessário, pois, para ambientes internos, a iluminação natural pode causa ofuscamento nas áreas de trabalho e, por isso, deve ser realçada pela iluminação artificial
User badge image
Eliane Oliveira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à questão sobre a quantidade de iluminância necessária em ambientes internos, é importante considerar o equilíbrio entre a iluminação natural e artificial, visando o conforto ambiental. Analisando as alternativas: a) Maior que o necessário, para manter a qualidade da iluminação no nível mínimo exigido, visto que os materiais passam por processos de deterioração. - Essa opção não considera o conforto visual e pode levar a excessos desnecessários. b) Menor que o índice calculado, pois o excesso de iluminação artificial pode interferir nas atividades realizadas no espaço. - Essa opção sugere que a iluminação deve ser reduzida, o que pode não ser ideal para o conforto. c) Igual ao mínimo exigido, pois a iluminação natural deve ser a prioridade e a artificial só seria utilizada no período noturno. - Essa opção pode ser válida, mas não considera a necessidade de ajustes em diferentes momentos do dia. d) O índice de iluminância deve ficar a critério do arquiteto responsável, pois somente os profissionais dessa área têm conhecimento suficiente para determinar o quanto o espaço deve ser iluminado conforme o uso proposto. - Embora os arquitetos tenham conhecimento, essa opção não fornece uma diretriz clara sobre a quantidade ideal de iluminância. e) Maior que o necessário, pois, para ambientes internos, a iluminação natural pode causar ofuscamento nas áreas de trabalho e, por isso, deve ser realçada pela iluminação artificial. - Essa opção reconhece que a iluminação natural pode causar ofuscamento e sugere um equilíbrio com a iluminação artificial. A alternativa que melhor reflete a necessidade de considerar a iluminação natural e artificial para o conforto ambiental é a e) Maior que o necessário, pois, para ambientes internos, a iluminação natural pode causar ofuscamento nas áreas de trabalho e, por isso, deve ser realçada pela iluminação artificial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) Menor que o índice calculado, pois o excesso de iluminação artificial pode interferir nas atividades realizadas no espaço.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tomando a utilização de brises-soleil para diminuição de incidência solar direta em um edifício, podemos concluir que sua aplicação de forma genérica para o clima brasileiro dá-se:
Qual a alternativa correta sobre a aplicação de brises-soleil?
a- A aplicação mais eficiente de brises é sempre de forma mista, ou seja, horizontais e verticais utilizados em conjunto. Assim, tem-se garantia de que haverá proteção das aberturas e fachadas de maneira mais eficiente ao longo do dia, seguindo a variação da incidência solar (nascente, poente e a pino).
b- Brises horizontais possuem mais eficiência em relação aos verticais, podendo ser utilizados em qualquer orientação de fachadas e aberturas, pois proporcionam maior área de sombreamento.
c- Brises horizontais são eficientes em fachadas e aberturas voltadas para o norte, que recebem raios solares em posição mais a pino. Por outro lado, os brises verticais são indicados para fachadas e aberturas com orientação leste oeste, que recebem incidência direta ao nascer e ao pôr do sol.
d- Brises verticais são eficientes em fachadas e aberturas voltadas para o sul, uma vez que esta orientação recebe incidência solar direta na maior parte do dia, sobretudo no inverno. Já os brises horizontais podem ser utilizados tanto nas fachadas com orientação norte quanto nas com orientação leste e oeste.
e- Brises verticais são eficientes em fachadas e aberturas voltadas para o norte, que recebem raios solares em grande parte do dia. Já os brises horizontais são indicados para fachadas e aberturas com orientação leste oeste que recebem incidência direta ao nascer e ao pôr do sol.

Mais conteúdos dessa disciplina