Buscar

Marcelo procurou você, na qualidade de advogado, para obter ​​​​​​​orientações referentes ao seguinte caso:​​​​​​​Ao chegar na Itália, de viagem re...

Marcelo procurou você, na qualidade de advogado, para obter ​​​​​​​orientações referentes ao seguinte caso:​​​​​​​Ao chegar na Itália, de viagem realizada pela companhia A.I. Marcelo

desembarcou e passou os primeiros dias de seu passeio sem

qualquer problema de saúde. Ao retornar ao Brasil, porém

descobriu que desenvolvera câncer relacionado aos

procedimentos de higienização de aeronaves do grupo Al

Ao buscar satisfação na companhia aérea, a empresa alegou

não possuir responsabilidade em relação ao caso, pois a

doença de Marcelo não se encontrava no escopo do artigo

17 51. da Convenção de Varsovia.Considerando o conteúdo dos artigos 178 da Constituição Federal, 927 do Código Civil Brasileiro, parágrafo único, do artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor e do artigo 17 §1º da Convenção de Varsóvia, a partir dessa situação, responda as seguintes perguntas:


1. Há antinomia jurídica entre os dispositivos nacionais apontados e a Convenção de Varsóvia?

2. Em caso afirmativo, ou na hipótese de antinomia, qual diploma deverá (deveria) prevalecer em relação à responsabilidade da empresa aérea?  

3. Qual o prazo de prescrição aplicável à responsabilidade civil da empresa A.I.?

Respostas

User badge image

Marcos Brandão

1. De fato, existe uma antinomia jurídica entre os dispositivos nacionais mencionados e a Convenção de Varsóvia, já que esta última é um tratado internacional com força de lei no Brasil e prevalece em caso de conflito com as leis do país.

2. Na presença de antinomia, é a Convenção de Varsóvia que deve prevalecer sobre as leis nacionais no que diz respeito à responsabilidade da empresa aérea, pois esse tratado internacional estabelece diretrizes específicas para o transporte aéreo internacional.

3. O prazo de prescrição aplicável à responsabilidade civil da empresa A.I. é de dois anos, conforme estipulado pelo artigo 27 da Convenção de Varsóvia.

Do que se trata a Convenção de Varsóvia?

Convenção de Varsóvia é um tratado internacional que estabelece normas e diretrizes para o transporte aéreo internacional. Ela foi assinada em 1929 na cidade de Varsóvia, Polônia, daí o seu nome.

Seu principal objetivo é regulamentar as responsabilidades e obrigações das companhias aéreas em relação aos passageiros e suas bagagens durante viagens internacionais.

Ela estabelece regras sobre a responsabilidade das companhias aéreas em casos de danosatrasosperdas ou outros problemas que possam ocorrer durante o transporte aéreo. Ela também define limites de indenização e prazos de prescrição para ações judiciais relacionadas a esses incidentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando