Buscar

Em 2009, o jornalista Paulo Henrique Amorim escreveu em seu blog, o Conversa Afiada, que o também jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo, era um “...

Em 2009, o jornalista Paulo Henrique Amorim escreveu em seu blog, o Conversa Afiada, que o também jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo, era um “negro de alma branca” e que “não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde”. Neste caso:


 


1 a fala de Paulo Henrique Amorim está protegida pela liberdade de expressão prevaleceu e não pode ser reconhecida como racismo.


2 por ter sido publicada por um jornalista, a fala de Paulo Henrique Amorim não poderia caracterizar a prática do racismo, dada a baixa repercussão deste tipo de material na sociedade brasileira.


3 a fala de Paulo Henrique Amorim pode caracterizar um dos crimes contra a honra, mas por ofender Heraldo Pereira apenas em seu âmbito profissional, não se encaixa nas definições dos tipos penais de racismo.



4 a fala de Paulo Henrique Amorim pode caracterizar um dos tipos penais de racismo e o direito à liberdade de expressão não pode abrigar, em sua abrangência, manifestações de conteúdo que implicam em ilicitude penal.