Buscar

No que tange aos aspectos de controle da qualidade do leite e da mastite em vacas, assinale a alternativa verdadeira. a) A ocorrência da multirre...

No que tange aos aspectos de controle da qualidade do leite e da mastite em vacas, assinale a alternativa verdadeira.


a) A ocorrência da multirresistência bacterina é considerada fenômeno emergente em animais e humanos, restrito aos países em desenvolvimento. Conceitualmente, o uso não racional ou indevido de antimicrobianos na profilaxia e no tratamento de humanos e animais pode reduzir a pressão seletiva para bactérias multirresistentes.
b) Klebsiella pneumoniae são bactérias de origem ambiental no estabelecimento de infecções mamárias em vacas. Estão associadas principalmente a casos de mastite clínica em vacas, por vezes, graves e com sinais sistêmicos. A retirada periódica de dejetos dos ambientes das entre-ordenhas, o uso do pré-dipping e o oferecimento de alimento na pós-ordenha são medidas recomendadas para a profilaxia de agentes ambientais de mastite bovina, incluindo K. pneumoniae.
c) Os estafilococos são bactérias pouco frequentes na gênese das infecções mamárias em vacas. Em geral, provocam mastite clínica e são transmitidos entre as vacas principalmente nas entre-ordenhas. São patógenos classificados como contagiosos na mastite bovina. Esse grupo de micro-organismos produzem diferentes toxinas, incluindo Staphylococcus aureus, que podem causar toxi-infecções alimentares pelo consumo de leite e derivados.
d) A contagem eletrônica de células somáticas (CCS) e a contagem bacteriana total (CBT) são parâmetros de qualidade do leite adotados oficialmente em programas de qualidade do leite, em vários países, incluindo no Brasil. A CCS é relacionada, majoritariamente, ao aumento do número de linfócitos nos casos de mastite, o que influencia diretamente a elevação da celularidade do leite de vacas. Esse aumento da celularidade está intimamente relacionado com condições inadequadas de armazenamento do leite (temperatura, higiene) no tanque de expansão. Em contraste, o aumento da CBT está diretamente relacionado com a ocorrência de mastite.
e) Brucella abortus é conhecida como bactéria de elevada frequência como agente causal primário de mastite em vacas. Possui potencial zoonótico, posto que pode infectar os humanos pelo consumo de leite cru ou derivados. Resistem ao processo de tratamento térmico de ultrapasteurização (UHT – ultra high temperature) e fervura do leite.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de prova
27 pág.

Patologia I Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A contagem eletrônica de células somáticas (CCS) e a contagem bacteriana total (CBT) são parâmetros de qualidade do leite adotados oficialmente em programas de qualidade do leite, em vários países, incluindo no Brasil. A CCS é relacionada, majoritariamente, ao aumento do número de linfócitos nos casos de mastite, o que influencia diretamente a elevação da celularidade do leite de vacas. Esse aumento da celularidade está intimamente relacionado com condições inadequadas de armazenamento do leite (temperatura, higiene) no tanque de expansão. Em contraste, o aumento da CBT está diretamente relacionado com a ocorrência de mastite.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais