Buscar

Quando se pensa em violência de gênero, precisamos entender o contexto histórico em que a sociedade brasileira evoluiu e quais foram as batalhas tr...

Quando se pensa em violência de gênero, precisamos entender o contexto histórico em que a sociedade brasileira evoluiu e quais foram as batalhas travadas no tempo, para compreender o papel da mulher na sociedade. Sobre a evolução legislativa acerca do tema, assinale V para Verdadeira e F para Falsa, indicando a opção correta:

( ) De acordo com o Código Civil de 1916, a mulher era tutelada pelo marido, passando a ser relativamente capaz após o casamento.
( ) De acordo com o Código Civil de 1916, o fato de a mulher não ser virgem e isso ser descoberto após o casamento, poderia causar a anulação do casamento, pois era considerado erro essencial sobre a pessoa do cônjuge.
( ) Em 1988, é promulgada a última Constituição Federal, em que estão previstos vários direitos fundamentais e cláusulas pétreas, que impõem ao Estado a criação e implementação de políticas públicas para promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
( ) O Código Penal Brasileiro, em vários artigos, utiliza a expressão “MULHER HONESTA”, que significava o recato e sexualidade controlada e restrita à convivência conjugal, determinando um padrão de comportamento socialmente aceito, para que a mulher pudesse estar na condição de “vítima”. Essa expressão, embora ainda conste no Código Penal, foi considerada pelo Supremo Tribunal Federal, como não recepcionada pela Constituição Federal de 1988.
( ) As mulheres tiveram permissão de votar e ser votada desde 1988, quando a última Constituição Federal foi promulgada.
a. V, V, F, V e V.
b. F, V, V, V e F.
c. V, V, V, F e F.
d. V, F, V, V e V.
e. V, V, F, V e F.