Buscar

QUESTÃO 3 A teoria do conhecimento de Paulo Freire surgiu no início da década de 1960. No Nordeste brasileiro, metade de seus 30 milhões de habitan...

QUESTÃO 3


A teoria do conhecimento de Paulo Freire surgiu no início da década de 1960. No Nordeste brasileiro, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos. Era preciso “dar-lhes a palavra” para que transitassem para a participação na construção do Brasil dono de seu próprio destino e que superasse o colonialismo.

 

Fonte: GADOTTI, M. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.

 

Com base no texto e os estudos sobre a tendência pedagógica libertadora apontada por Paulo Freire, considere alternativa correta:

Alternativas


Alternativa 1:


O método de Paulo Freire constitui uma base que revolucionou a alfabetização de crianças nas décadas de 1960 e 1970.


Alternativa 2:


A tendência pedagógica de Freire considera o homem como objeto da história e produto dos processos de ensino e aprendizagem.


Alternativa 3:


Freire, em sua obra, considera que o desenvolvimento dos sujeitos se dá por meio do processo de escolarização e métodos de repetição de conteúdo.


Alternativa 4:


Paulo Freire propôs um método que expôs o antagonismo entre a educação autoritária, que se realizava, e a educação participativa, que se desejava construir.


Alternativa 5:


Os estudos sobre a tendência pedagógica libertadora se voltaram à educação formal e criação de uma didática para o ensino de todos nas diferentes etapas da Educação Básica.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto e nos estudos sobre a tendência pedagógica libertadora apontada por Paulo Freire, a alternativa correta é a Alternativa 4: "Paulo Freire propôs um método que expôs o antagonismo entre a educação autoritária, que se realizava, e a educação participativa, que se desejava construir."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais