Buscar

O STF decidiu que é crime o aborto de fetos anencéfalos, uma vez que não há previsão no Código Penal de que tal caso seja excluído do tipo penal do...

O STF decidiu que é crime o aborto de fetos anencéfalos, uma vez que não há previsão no Código Penal de que tal caso seja excluído do tipo penal do aborto. Escolha uma opção:


Verdadeiro
Falso

Essa pergunta também está no material:

REVISÃO FINAL DIREITO CONSTITUCIONAL SABERES
22 pág.

Direito Constitucional I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: Verdadeiro. O STF decidiu que o aborto de fetos anencéfalos é considerado crime, uma vez que não há previsão no Código Penal que exclua esse caso do tipo penal do aborto.

0
Dislike0
User badge image

Ane Luise

Falso.

A partir do voto do Min. Marco Aurélio e dos que o acompanharam podemos extrair o seguinte: tornou sem sentido qualquer pedido de aborto anencefálico perante os juízes. Não há que se falar em autorização judicial. Aborto anencefálico não é crime, de acordo com a decisão do STF. Ninguém pode ser processado por isso. Fato formalmente atípico. Inquérito policial instaurado para apurar esse “aborto” deve ser arquivado (desde presentes todos os requisitos legais). Ação penal em andamento: deve ser trancada imediatamente (se presentes os requisitos da anencefalia). Se alguém está cumprindo execução penal: cessa imediatamente a execução. Não cabe nenhuma medida coercitiva com base nesse fato. A interpretação conforme a Constituição, do STF, equivale a uma “abolitio criminis”, porém, com efeito mais amplo, porque aqui não cabe sequer indenização civil.


0
Dislike0
User badge image

Roberto Ramos

A INTELIGENCIA FALHOU. A DO SER HUMANO SUPEROU A MÁQUINA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais