Buscar

A relação entre a negociação inter-estatal e a oferta de uma integração implica: a) poder de barganha: pode ser de 3 tipos → I) Alternativas de p...

A relação entre a negociação inter-estatal e a oferta de uma integração implica:


a) poder de barganha: pode ser de 3 tipos → I) Alternativas de política unilateral (poder de barganha que nasce do fato de que um dos Estados cotados para a integração tem a capacidade de resolver o problema - que a integração visa mitigar - sozinho); II) Coalizões Alternativas (um país tem a alternativa de se integrar com mais de um grupo, podendo escolher entre eles); III) Potencial para compromisso e ligação (um país tem poder muito grande quando comparado aos demais e, por isso, ao se integrar, passa a ditar as regras dentro do bloco/liderar).
b) intensidade de preferência → essa preferência é criada apenas se há uma relação entre Estado e sua sociedade, assim, se muitos setores possuem muita intensidade em suas preferências específicas, o país terá dificuldade de encontrar uma oferta de integração que abrace todas. Deve-se perguntar, a preferência é cultivada por qual setor e qual força ele possui dentro daquele país? Também é presente na negociação entre os países, caso todos os países tenham grande intensidade em preferências diversas, será trabalhoso, talvez até impossível chegar a um consenso. Ligada ao jogo de dois níveis.

Essa pergunta também está no material:

Teorias do regionalismo
8 pág.

Integracao Regional Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A relação entre a negociação inter-estatal e a oferta de uma integração implica em: a) Poder de barganha: pode ser de 3 tipos: I) Alternativas de política unilateral: refere-se ao poder de barganha que surge quando um dos Estados cotados para a integração tem a capacidade de resolver o problema sozinho, sem a necessidade da integração. II) Coalizões Alternativas: ocorre quando um país tem a opção de se integrar com mais de um grupo, podendo escolher entre eles. III) Potencial para compromisso e liderança: acontece quando um país possui um poder significativo em relação aos demais e, ao se integrar, passa a ditar as regras dentro do bloco ou liderar o processo de integração. b) Intensidade de preferência: essa preferência é criada quando há uma relação entre o Estado e sua sociedade. Se muitos setores possuem preferências intensas e específicas, o país terá dificuldade em encontrar uma oferta de integração que atenda a todas elas. É importante considerar qual setor possui essa preferência e qual é a sua força dentro do país. Além disso, a intensidade de preferências diversas entre os países também pode dificultar a negociação e o consenso. Esses elementos estão relacionados ao jogo de dois níveis na negociação inter-estatal.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina