6. A avaliação deve superar a simples função de indicação de erros e de atribuição de notas para proporcionar ao aluno a consciência de seu percurso, seu desenvolvimento e sua apreensão das competências propostas. Sobre a avaliação, assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) O professor deve adotar em sala de aula apenas textos clássicos, orais e escritos, a fim de expor os alunos a bons textos para que eles tenham modelos de excelência a serem alcançados. ( ) O professor deve converter os momentos de avaliação em oportunidades de reflexão, de ensino, de aprendizagem e de reorientação dos saberes já adquiridos, assim como de orientação para novos saberes ao selecionar os próximos objetos de estudos com base nos resultados obtidos. ( ) A revisão textual é uma sugestão bem-sucedida de prática para as aulas, incentivando o aluno a ser seu próprio revisor de texto e a aprender a refazer o texto, além de perceber a versatilidade da língua. ( ) O aluno deve perceber a importância dos fatores de textualidade, sentido e clareza como elementos prioritários. Assim, ao avaliar um texto, o professor deve analisá-lo na sua totalidade e ir além do nível meramente gramatical e de desvio da norma-padrão. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V – F. B) V - F - V – V. C) F - V - F – V. D) F - V - V – V.
De acordo com a visão dicotômica estrita entre fala e escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A escrita é considerada como uma estrutura complexa, formal e abstrata, sendo um processo mais abrangente. ( ) A fala é considerada como uma estrutura simples ou desestruturada, informal, concreta e mais imediata. ( ) A fala por ser primária é considerada superior à escrita, pois a escrita deriva da fala e assim é inferior a ela. ( ) A escrita envolve pensar e planejar, por isso é mais complexa e mais bem elaborada em comparação com a fala que é espontânea e imediata.
Para que um texto tenha coerência, ele deve seguir algumas metarregras. Elas são importantes não só para o produtor de um texto, mas também para a prática docente na análise e avaliação das falhas de coerência dos textos dos alunos.
( ) A continuidade se refere à retomada de elementos no desenvolvimento do texto. Trata-se de processos de referenciação pela retomada de elementos que já apareceram no texto. Ex.: os alunos estavam ansiosos pelo retorno da professora deles. Segunda-feira, enfim ela voltou. ( ) Para a progressão de um texto coerente, é necessário o acréscimo de informação novas, fazendo que o texto evolua. Ex.: ele nunca foi bom aluno. Sempre tirava notas baixas, mas, um dia, cansado de ser estereotipado como burro, se dedicou aos estudou com tamanho afinco que nunca mais tirou uma nota baixa. ( ) A não contradição está relacionada ao sentido do texto que não pode contradizer o que disse antes. Ex: ela era uma ótima aluna. Sempre fazia as atividades e tirava boas notas. ( ) A articulação compreende a forma como todos os fatos e conceitos se apresentam e se encadeiam no texto, ou seja, a forma como se organizam para fazer sentido de modo global. Exemplo: Maria está grávida. Logo ela vai dar à luz. Os livros de capa dura têm mais valor comercial.
A progressão referencial ocorre quando remetemos a referentes que foram apresentados anteriormente e também quando acrescentamos informações novas que passarão a constituir o suporte para outros conteúdos. ( ) A progressão sequencial se refere à sequenciação do texto escrito que ocorre por meios como as repetições, as paráfrases, os paralelismos e os recursos fonológicos que permitem o avanço do texto e a construção de sentido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V- F. B) V - V -V- V. C) V - F - V- V. D) F - F - F -V.
Sobre os gêneros do discurso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os gêneros do discurso são formas relativamente estáveis que circulam na sociedade e que são reconhecidas pelos seus sujeitos na comunicação tanto verbal como escrita. ( ) Além dos gêneros poderem ser determinados pelas suas formas e pela função, eles podem ser determinados pelo suporte, por exemplo, um mesmo texto pode ser um bilhete ou uma mensagem de aplicativo, dependendo do suporte. ( ) A noção de suporte serve para compreendermos a circulação social do gênero textual e traçarmos metas para sua utilização de modo mais eficiente, mas não interfere na determinação do gênero. ( ) Os suportes dos gêneros podem ser convencionais, como o livro, o jornal, o folder etc., e podem ser incidentais, pois não são destinados para tal, como frases em para-choques de caminhões.