Buscar

(ENADE 2019) A vaginose bacteriana é a infecção vaginal mais frequente e a principal causa de corrimento vaginal anormal em mulheres em idade repro...

(ENADE 2019) A vaginose bacteriana é a infecção vaginal mais frequente e a principal causa de corrimento vaginal anormal em mulheres em idade reprodutiva. Essa patologia acomete o trato genital feminino inferior, sendo caracterizada por acentuada redução na microbiota vaginal normal, constituída predominantemente pelos lactobacilos, além do crescimento exacerbado de uma variedade de bactérias anaeróbicas. As bactérias que geralmente são mais associadas à vaginose bacteriana são Gardnerella vaginalis, Mobiluncus spp., Bacteroides spp. e Mycoplasma hominis. O exame citológico por meio dos esfregaços de Papanicolaou é amplamente aceito como método de rastreamento da infecção por Gardnerella vaginalis. Fonte: TONINATO, L.G.D. et al. Vaginose bacteriana diagnosticada em exames citológicos de rotina: prevalência e características dos esfregaços de Papanicolaou. Revista Brasileira de Análises Clínicas, v. 48, n. 2, 2016 (adaptado). Assinale a opção que descreve corretamente as características citopatológicas da infecção por Gardnerella vaginalis.


A) Presença de células com múltiplos pequenos vacúolos citoplasmáticos bem delimitados, contendo uma inclusão eosinófila.
B) Presença de células com aumento de volume nuclear equivalente a três vezes a área do núcleo das células normais, hipercromasia e presença de coilócitos.
C) Presença de células escamosas individuais cobertas por uma camada uniforme de cocobacilos ao longo da margem da membrana celular, formando clue cells.
D) Presença de inúmeras células polimorfonucleares com estruturas redondas ou piriformes, matriz cianófila ou azul-lavanda e núcleo excêntrico.
E) Presença de células multinucleadas, com espessamento da membrana nuclear, núcleos amoldados com ou sem inclusão intranuclear, podendo apresentar um aspecto de vidro fosco

Essa pergunta também está no material:

Exercicio aluno citologia oficial
15 pág.

Biomedicina Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C) Presença de células escamosas individuais cobertas por uma camada uniforme de cocobacilos ao longo da margem da membrana celular, formando clue cells. Essa é uma das características citopatológicas da infecção por Gardnerella vaginalis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais