Logo Passei Direto
Buscar
fere-se a uma lesão Nic I.

PORQUE

II - Histologicamente, a imagem indica preservação da estrutura do epitélio de origem, com atipias celulares mais frequentes nas células maduras e nota-se um aumento discreto na relação núcleo/ citoplasma, ainda que a cromatina se apresente relativamente uniforme.

Respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

I - fere-se a uma lesão Nic I.
II - Histologicamente, a imagem indica preservação da estrutura do epitélio de origem, com atipias celulares mais frequentes nas células maduras e nota-se um aumento discreto na relação núcleo/ citoplasma, ainda que a cromatina se apresente relativamente uniforme.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a opção B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE 2019) A vaginose bacteriana é a infecção vaginal mais frequente e a principal causa de corrimento vaginal anormal em mulheres em idade reprodutiva. Essa patologia acomete o trato genital feminino inferior, sendo caracterizada por acentuada redução na microbiota vaginal normal, constituída predominantemente pelos lactobacilos, além do crescimento exacerbado de uma variedade de bactérias anaeróbicas. As bactérias que geralmente são mais associadas à vaginose bacteriana são Gardnerella vaginalis, Mobiluncus spp., Bacteroides spp. e Mycoplasma hominis. O exame citológico por meio dos esfregaços de Papanicolaou é amplamente aceito como método de rastreamento da infecção por Gardnerella vaginalis. Fonte: TONINATO, L.G.D. et al. Vaginose bacteriana diagnosticada em exames citológicos de rotina: prevalência e características dos esfregaços de Papanicolaou. Revista Brasileira de Análises Clínicas, v. 48, n. 2, 2016 (adaptado). Assinale a opção que descreve corretamente as características citopatológicas da infecção por Gardnerella vaginalis.


A) Presença de células com múltiplos pequenos vacúolos citoplasmáticos bem delimitados, contendo uma inclusão eosinófila.
B) Presença de células com aumento de volume nuclear equivalente a três vezes a área do núcleo das células normais, hipercromasia e presença de coilócitos.
C) Presença de células escamosas individuais cobertas por uma camada uniforme de cocobacilos ao longo da margem da membrana celular, formando clue cells.
D) Presença de inúmeras células polimorfonucleares com estruturas redondas ou piriformes, matriz cianófila ou azul-lavanda e núcleo excêntrico.
E) Presença de células multinucleadas, com espessamento da membrana nuclear, núcleos amoldados com ou sem inclusão intranuclear, podendo apresentar um aspecto de vidro fosco

Leia a definição abaixo:

Designação conferida ao profissional responsável por executar a técnica de citopatologia para atuar em instituições de saúde, pesquisa científica e ao controle de qualidade, normalmente em laboratórios de citotecnologia ou citologia patológica, ou similares.

Assinale a alternativa correta que identifica a qual profissional a definição acima se refere.


A) Patologista
B) Infectologista
C) Citopatologista
D) Histotecnologista
E) Parasitologista

Observe a figura abaixo e, baseado em seus conhecimentos, analise as afirmativas.

Figura: Exame de Papanicolau. (Fonte: Medical Art Inc/Shutterstock).

O primeiro teste de citopatologia desenvolvido foi o teste de Papanicolau, conhecido também como colpocitologia oncótica ou citologia cervical.

I. O uso de vacina contra o HPV descarta a necessidade de realizar o exame Papanicolau.
II. Segundo informações das Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero pelo MS/Inca, mulheres com menos de 21 anos não precisam realizar o teste. Passada essa idade, o Papanicolau é indicado uma vez em cada três anos para pacientes com risco normal de câncer no colo do útero.
III. O exame Papanicolau também pode ser realizado em período menstrual.
IV. Na figura acima, o instrumento aponteado pela seta é a Espátula de Ayre, utilizado para a obtenção do material cérvico-vaginal (colo do útero).
Assinale a alternativa correta.

I. O uso de vacina contra o HPV descarta a necessidade de realizar o exame Papanicolau.
II. Segundo informações das Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero pelo MS/Inca, mulheres com menos de 21 anos não precisam realizar o teste. Passada essa idade, o Papanicolau é indicado uma vez em cada três anos para pacientes com risco normal de câncer no colo do útero.
III. O exame Papanicolau também pode ser realizado em período menstrual.
IV. Na figura acima, o instrumento aponteado pela seta é a Espátula de Ayre, utilizado para a obtenção do material cérvico-vaginal (colo do útero).
A) Apenas a afirmativa I está correta
B) Apenas as afirmativas II e IV estão incorretas
C) Apenas as afirmativas I, II e IV estão incorretas
D) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
E) Apenas as afirmativas I e III estão incorretas

Assinale a alternativa correta sobre a coloração de hematoxilina e eosina.


A) A hematoxilina, por seu caráter ácido, cora o citoplasma de rosa.
B) Nessa coloração os núcleos são corados pela eosina, sendo evidenciados em roxo.
C) O núcleo e os espaços intercelulares são corados pela eosina, sendo evidenciados em rosa.
D) A eosina cora o citoplasma e os espaços intercelulares de roxo.
E) Nessa coloração, os núcleos são corados pela hematoxilina, sendo evidenciados em roxo.

Assinale a alternativa que apresenta somente corantes utilizados na técnica de Papanicolaou.


A) Fucsina, fast Green e acetona.
B) Lugol, iodo e vermelho de metila.
C) Safranina, giemsa azul de toluidina.
D) Azul de metila, alumen e PAS.
E) Hematoxilina, Orange G e EA-65.

Um dos fatores que aumentam consideravelmente o potencial de desenvolvimento de carcinoma de colo uterino é:


A) infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV).
B) vida sedentária.
C) ausência de gravidez.
D) Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).
E) Hipertensão.

A etiologia do câncer cérvico-uterino ainda é desconhecida. Sabe-se que, como todo câncer, é uma doença que atinge as células do colo uterino, desordenando seu crescimento até formar um tumor. Porém, existem fatores de risco que estão relacionados nas alternativas abaixo, EXCETO:


A) Início da atividade sexual em idade precoce.
B) Obesidade.
C) Vários parceiros.
D) História de doenças sexuais.

(Prefeitura de Patos/PB) O achado de células cianófilas intermediárias no estudo da citologia clínica indica moderada estimulação hormonal (estrógenos e progesterona). A única alternativa que NÃO é exemplo fisiológico para que este evento ocorra é:


A) gravidez.
B) ciclo sexual normal (fase progestacional).
C) infância até a pré-menarca.
D) pré-menarca e pré-menopausa.
E) tratamento estrogênico moderado.

(Prefeitura de Patos/PB) O termo lesão de alto grau no Sistema Bethesda corresponde a:


A) NIC I + NIC II.
B) Displasia leve + NIC I.
C) Displasia leve + carcinoma "in situ".
D) Displasia severa + NIC I.
E) NIC II + NIC III.

(Prefeitura de Patos/PB) Também conhecido como citologia oncótica ou prevenção de câncer de colo uterino, o Papanicolau consiste no estudo das células do cérvix. Este exame analisa possíveis condições carcinogênicas nas células coletadas. Quanto a esse procedimento, é CORRETO afirmar:


A) Devem ser confeccionadas três lâminas para análise oriundas da mesma coleta, não precisando fixar imediatamente os esfregaços. Para fixar utilizar exclusivamente álcool a 95%.
B) A coleta de material biológico para o exame Papanicolau deve ser realizado, na verdade, por enfermeiros, médicos, biomédicos ou farmacêuticos , porém, o auxiliar e o técnico de enfermagem ou técnico em laboratório participam do procedimento desde a orientação e preparo da paciente para o exame, quanto ao preparo da sala de exames e quanto aos cuidados para o correto acondicionamento e transporte desse material biológico até que este seja enviado ao laboratório para serem feitas as análises do material.
C) Se houver grande quantidade de muco ou secreção no colo, não retire o excesso para não perder a qualidade do material a ser colhido.
D) São orientações prévias: não estar menstruada; nas 48 horas que antecedem o exame não utilizar cremes ou duchas vaginais nem submeter-se a exames intravaginais; abstinência sexual de 24 horas antes da coleta da amostra.
E) O esfregaço ideal é aquele em que aparecem células do epitélio escamoso e estratificado.

(prefeitura de Ouricuri 2016) Uma das normas na colheita do material citológico cervicovaginal é a abstinência sexual, e quando não é respeitada essa advertência podem ser encontrados inúmeros espermatozóides na amostra citológica, logo, esta abstinência deve ser de:


A) Pelo menos 12 horas antes.
B) Pelo menos 72 horas antes.
C) No mínimo 48 horas antes.
D) Pelo menos 24 a 48 horas antes.
E) No mínimo 5 dias antes.

(Prefeitura de Ouricuri 2016) São características citológicas do processo de reparação, EXCETO:


A) Agrupamentos unidirecionais de células com citoplasma abundante, de coloração variável, delicado, às vezes com prolongamentos, com limites geralmente mal definidos. Células isoladas também são constantes.
B) Núcleos volumosos, redondos ou ovais, únicos ou múltiplos, com bordas regulares.
C) Cromatina finamente granular.
D) Nucléolo proeminente, único ou múltiplo, redondo a oval.
E) Mitoses típicas às vezes

(Prefeitura de Ouricuri 2016) Quanto à paraqueratose é INCORRETO afirmar:


A) Paraqueratose consiste em queratinização anormal, com persistência dos núcleos no estrato córneo do epitélio escamoso estratificado.
B) Corresponde a múltiplas camadas de células escamosas superficiais em miniatura queratinizadas com núcleos picnóticos.
C) É associada a lesões malignas.
D) Nas amostras citológicas aparece como células em miniatura poligonais, arredondadas ou alongadas, com citoplasma denso corado em laranja ou vermelho e núcleos picnóticos.
E) Elas se mostram isoladas ou dispostas em pequenos conjuntos alongados ou concêntricos (pérolas).

(Prefeitura de Ouricuri 2016) São características relacionadas aos esfregaços citológicos na atrofia, EXCETO:


A) Células parabasais isoladas e
B) Células parabasais isoladas e
C) Células parabasais isoladas e
D) Células parabasais isoladas e
E) Células parabasais isoladas e

17) (Prefeitura de Ouricuri 2016) ASC-H compreende as alterações citológicas sugestivas mas não definitivas para o diagnóstico de lesão intraepitelial escamosa de alto grau. Estão entre seus critérios Citomorfológicos, EXCETO:


A) Aumento nuclear (2-4 vezes o tamanho do núcleo de uma célula metaplásica normal).
B) Aumento da relação nucleocitoplasmática (maior que na célula metaplásica escamosa normal).
C) Leve hipercromasia nuclear.
D) Leve irregularidade nuclear.
E) Cromatina finamente granular uniformemente distribuída ou condensada.

18) (Prefeitura de Ouricuri 2016) O método de Papanicolaou abrange cinco etapas de coloração citológica, destas, é INCORRETO afirmar:


A) Hidratação: esta etapa requer a reposição gradual da água das células por meio de banhos alcoólicos de concentrações decrescentes até a água destilada.
B) Coloração nuclear: as células hidratadas podem agora receber um corante aquoso para corar os núcleos (hematoxilina de Harris). células do epitélio escamoso e estratificado. a por um corante nuclear, a Hematoxilina.
C) É constituído por dois corantes citoplasmáticos, Orange G6 e o EA.
D) Existem dois métodos gerais de coloração de Papanicolau, o progressivo e o regressivo.
E) É constituído por um corante nuclear, o EA36.

24) Sobre os corantes utilizados para coloração citológica de Papanicolaou e suas funções, é correto afirmar:


A) O Orange G6 é um corante ácido e cora o núcleo das células.
B) O xilol é usado para corar as hemácias.
C) A hematoxilina é um corante básico e cora o núcleo das células em azul.
D) A hematoxilina é um corante policromático e cora o citoplasma das células em diferentes tonalidades.
E) A eosina é utilizada para promover a transparência celular.

Mais conteúdos dessa disciplina