Buscar

(...) “os direitos sociais, segundo a jurisprudência, estão constitucionalmente consagrados em normas programáticas que, embora sejam destituídas d...

(...) “os direitos sociais, segundo a jurisprudência, estão constitucionalmente consagrados em normas programáticas que, embora sejam destituídas de certo grau de efetividade, servem de fundamento para a exigência em juízo de prestações positivas do Estado, em caso de não atendimento ou atendimento insatisfatório das determinações constitucionais. Por conta disso, é comum que os interessados ou o próprio Ministério Público impetrem ações contra o Poder Público exigindo, por exemplo, que sejam disponibilizadas vagas em creches para atendimento à população.”

Sobre o tema, analise as assertivas a seguir:

 I. O mínimo existencial se refere às condições básicas para a existência de qualquer ser humano. São condições que retratam o verdadeiro sentido dos direitos fundamentais, universais, que independem da existência de lei por serem inerentes aos seres humanos. Sem o mínimo existencial o indivíduo não poderá viver dignamente.

II. A reserva do possível diz respeito a escassez dos recursos públicos, que limita que o Estado implemente, de forma eficiente, os direitos sociais às populações em geral. Aqui o Poder Público se depara com um direito fundamental respaldado no mínimo existencial, porém, cabendo a ele a indicação dos recursos disponíveis para a execução desse direito.

 III. Em se tratando de direitos mínimos a sobrevivência do indivíduo, mesmo diante de escassez e de insuficiência de recursos econômicos ou financeiros, o Estado não pode se negar a garantir a todos os direitos fundamentais elencados no texto constitucional.

 Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

  • a) I e II, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) Todas as assertivas estão corretas.
  • e) Nenhuma assertiva está correta.