Buscar

Leia a passagem a seguir: A ciência e a tecnologia encontram-se sob o domínio do Estado, o qual é o responsável por organizar e definir quais as po...

Leia a passagem a seguir:
A ciência e a tecnologia encontram-se sob o domínio do Estado, o qual é o responsável por organizar e definir quais as políticas de informação que serão realizadas por ele, o agente privilegiado de sua elaboração e implantação. Em países em desenvolvimento como o Brasil, ainda não há uma efetiva aplicação e desenvolvimento de políticas de informação. Além disso, a convicção do papel da informação no desenvolvimento de um mundo moderno não se mostrou eficaz para a formulação de estruturas institucionais, informação científico-tecnológica e em parâmetros tecnológicos e organizacionais (GONZÁLEZ DE GOMÉZ, 2002).
Conforme a autora, os sistemas nacionais de informação científico-tecnológica não conseguem expressividade em domínios que não sejam estáveis e transparentes dentro das instituições. Dessa forma, marque qual o motivo que a autora elenca para que isso não ocorra.


A) Isso acontece porque a informação é objeto de políticas tácitas e indiretas, ou porque o escopo e a abrangência dessas políticas quando colocados juntos ao grande volume de políticas públicas são deslocados, reformulados ou realocados conforme as prioridades dadas pela conjuntura.
B) Isso ocorre, porque a informação ainda não se configura na sociedade contemporânea como fenômeno estruturante e inter-relacional de práticas sociais, políticas e econômicas dentro de uma coletividade, e ainda incide diretamente na formação política de uma sociedade devido à importância fenomênica na produção de novos conhecimentos.
C) Isso ocorre por não ter sido desenvolvido um escopo teórico-conceitual para a delimitação e compreensão do objeto da Ciência da Informação, entendendo a informação como pragmática de ações de informação.
D) Isso ocorre por ser necessário um aporte conceitual da gestão informacional visando às práticas de políticas de informação nas esferas do Estado e do setor privado ou público em uma relação intrínseca de gestão-informação-poder, considerando um envolvimento complexo entre atores humanos e não humanos (sujeitos, dispositivos, artefatos, ações, regras etc.).

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO 2
10 pág.

Politicas de Informacao Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a passagem citada, a autora elenca o motivo para a falta de expressividade dos sistemas nacionais de informação científico-tecnológica em domínios que não sejam estáveis e transparentes dentro das instituições como sendo: A) Isso acontece porque a informação é objeto de políticas tácitas e indiretas, ou porque o escopo e a abrangência dessas políticas quando colocados juntos ao grande volume de políticas públicas são deslocados, reformulados ou realocados conforme as prioridades dadas pela conjuntura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais