Buscar

Vigotski, (2001) afirma que o aspecto criador da arte está em transformar o material ordinário, comum, em nova forma, compondo uma síntese inédita ...

Vigotski, (2001) afirma que o aspecto criador da arte está em transformar o material ordinário, comum, em nova forma, compondo uma síntese inédita entre forma e conteúdo, na qual estão cristalizadas as funções psicológicas superiores empregadas e que passarão do plano individual. Isto é, o artista que trabalhou a obra, para além da emoção inspiradora, para o plano social, processo possível por meio da catarse, da transformação da emoção ao sentimento e com isso uma educação estética.

 

Fonte: VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, p. 316, 2001.

 

 

 

 Tendo em vista a compreensão dos processos de educação estética, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

 

( ) É um processo de aproximação à arte como conhecimento que buscamos apreender, envolvendo imaginação, criação e sentimentos.

( ) É uma ação mediada pela linguagem e pelo pensamento, porém articulada à experiência emocional, criativa e imaginação.

( ) Não é um ato místico celestial da nossa alma, mas um ato tão real quanto todos os outros movimentos do nosso ser, só que, por sua complexidade, superior a todos os demais.

( ) É um ato artístico criado e não pode ser recriado por meio de operações puramente conscientes.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A)   V – F – V – V.


B)  V – F – V – F.


C)  V – V – V – V.


D)  F – V – F – F.